PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/11) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (30/11)

Na terça-feira (30) a entrada de um sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte do estado. A convergência dos ventos vindos dessa alta pressão e do ciclone em alta mar (que perde intensidade no decorrer do dia) favorecem uma maior presença de nuvens no Planalto e Litoral Sul. Ainda, ocasionam ventos de sudoeste a sudeste com fraca a moderada intensidade no estado e rajadas de ventos de até 55 km/h no Litoral Sul. Com isso, o risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos. Com a maior presença do sol, as temperaturas sobem e faz calor no estado. As máximas chegam aos 35°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale do Itajaí, 24°C no Planalto Sul e variam de 28°C a 33°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (01/12)

Na quarta-feira (01) a atuação de uma alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Mas, este sistema favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao continente e, a partir da noite, favorece o aumento das nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. Amanhecer com temperaturas perto de 7°C no Planalto Sul e, pontualmente, pode ser mais baixa. Na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grd. Florianópolis Serrana varia de 9°C a 14°C e nas demais regiões de 15°C a 21°C. À tarde, faz calor no estado e as máximas variam de 28°C a 32°C na porção oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, chega aos 26°C no Planalto Sul e fica entre 26°C a 29°C nas demais áreas. Ventos de sul/sudeste com fraca a moderada intensidade no estado e rajadas de ventos ocasionais. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (02/12)

Na quinta-feira (02) o sistema de alta pressão segue favorecendo o transporte de umidade do oceano em direção ao leste de SC, o que ocasiona variação de nuvens (com algumas aberturas em que o sol aparece) e chance de chuva isolada. Nas demais regiões dia com sol a poucas nuvens. Amanhecer com temperaturas perto dos 10°C no Planalto Sul, variam de 12°C a 15°C na porção oeste e 15°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 29°C a 32°C na porção oeste, parte do Planalto Norte e, por conta da maior presença das nuvens, variam de 20°C a 25°C. Ventos de sudeste a leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (03) e sábado (04) a circulação marítima deixa os dias com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões estes dias devem ser marcados pela presença do sol a poucas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/11)

Terça-feira (30) com ventos de sudoeste a sudeste com fraca a moderada intensidade no estado e rajadas de ventos de até 55 km/h no Litoral Sul. Com isso, o risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção leste a sudoeste/sul em todo litoral. Altura de 2,0 m com picos de até 2,5 m no Litoral Sul, de 1,5 m a 2,0 m na Grd. Florianópolis Litorânea e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima no Litoral Sul.