PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30)

Na sexta-feira (30) um sistema de alta pressão atua em SC, o que deixa o dia com sol a poucas nuvens em boa parte do estado. No Litoral Norte o dia deve ficar com mais nuvens e chance de chuva isolada a qualquer momento. Entre a tarde e noite, a combinação de calor e umidade ocasiona pancadas de chuva isoladas, mal distribuídas, bem irregulares e que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados em localidades dos Planaltos, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Grd. Fpolis. Serrana. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde faz calor, com temperaturas máximas perto de 27°C no Planalto Sul, de 29 a 33°C no Grande Oeste e de 27 a 30°C nas demais áreas. No turno da tarde, a umidade fica abaixo dos 35% em cidades do Grande Oeste, com um risco baixo para ocorrências associadas, como desidratação, dores de cabeça. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas de vento ocasionais.

PREVISÃO PARA SÁBADO (31)

O último dia de 2022, sábado (31), será de sol e poucas nuvens em SC por conta de um sistema de alta pressão sobre o oceano. Este mesmo sistema favorece o aumento das nuvens e a chance de chuva fraca e isolada ao final da noite em localidades do litoral. Durante a tarde, a combinação de calor e umidade, favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, bastante mal distribuídas e irregulares. Amanhecer com temperaturas perto dos 8°C em pontos da Serra, de 11 a 16°C na porção central de SC, perto de 17°C no Oeste e de 17 a 22°C nas demais áreas. À tarde, faz calor e as máximas chegam aos 29°C no Planalto Sul, perto de 36°C em cidades do Extremo Oeste, Oeste e de 29 a 34°C nas demais regiões. Ventos com direção nordeste e intensidade fraca a moderada e rajadas ocasionais (de 35 a 50 km/h). O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA DOMINGO (01)

O primeiro dia de 2023, domingo (01), será de sol, poucas nuvens e calor em SC. Mas, no decorrer da tarde, a combinação do calor com umidade ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados em SC. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. Amanhecer com temperaturas perto de 11°C na Serra, de 15°C no Meio Oeste, Planaltos e de 16 a 22°C nas demais regiões. À tarde, faz calor e as máximas chegam aos 36°C em cidades do Extremo Oeste, Oeste, 30°C no Planalto Sul e de 29 a 33°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (02) a aproximação e atuação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados a partir da madrugada pelo Oeste de SC e que avançam para as demais regiões do estado no decorrer do dia. Na terça-feira (03) a atuação da frente fria sobre SC mantém o tempo instável, com pancadas de chuva e temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/12)

Sexta-feira (30) com ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas de vento ocasionais.

Ondas sudeste/leste a nordeste com altura de 1,5 m (picos de 2,0 m) no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste/leste e altura de 1,0 a 1,5 m.