PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/12)

Dia começa com sol e poucas nuvens no estado. Mas, a partir da tarde, pancadas de chuva isoladas devem ocorrer por conta do calor e da disponibilidade de umidade. Há chance de temporais isolados e típicos de verão (chuva moderada a localmente de forte intensidade acompanhada de raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo). Logo, com risco baixo a localmente moderado para eventos adversos. À tarde faz calor, com máximas perto dos 39°C no Litoral Norte, 33°C a 37°C na porção oeste, Vale do Itajaí, até 30°C no Planalto Sul e 34°C nas demais áreas. Ventos sopram de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade (20 a 45 km/h).

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (31/12)

Passagem de uma frente fria favorece pancadas de chuvas a partir da madrugada na porção oeste e que se espalham para as demais regiões do estado no decorrer do dia. Não se descarta a ocorrência de temporais isolados (chuva moderada a forte acompanhada de raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo). Logo, o risco é de moderado a alto para eventos adversos no estado. Temperaturas mínimas amenas, em torno de 13°C no Planalto Sul e variando de 16°C a 24°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 38°C no Litoral Norte, Vale, 31°C a 35°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Planalto Norte, 26°C a 31°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte passando a de quadrante sul no decorrer do dia, com moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade associadas aos temporais.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (01/01)

A umidade vinda do oceano favorece dia com variação de nuvens e chuva isolada dos Planaltos ao litoral. Na porção oeste, por conta de uma alta pressão, o dia será de sol e algumas nuvens. Logo, há um risco baixo de eventos adversos no estado. Pela manhã, as temperaturas mínimas devem ser amenas, em torno de 12°C no Planalto Sul, 17°C a 23°C no litoral, Vale, 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 24°C a 28°C no leste do estado, 28°C a 32°C na porção oeste e Planalto Norte. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas do Litoral Sul ao Baixo Vale do Itajaí, de moderada intensidade, no decorrer do dia.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (02) com sol e poucas nuvens na porção oeste, parte dos Planaltos. No litoral, Vale, dia com sol intercalando com períodos de muitas nuvens e chuva isolada, principalmente, no início e ao final do dia. Domingo (03) de variação de nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia no litoral, Vale. Nas demais regiões, dia de sol e poucas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/12)

Na quarta-feira (30) os ventos sopram de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade (20 a 45 km/h). Podem ocorrer rajadas de ventos associadas aos temporais isolados no período da tarde/início da noite.

Ondas com direção leste/nordeste e altura até 1,0 m em todo litoral catarinense.