PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31)

Nesta segunda-feira (31) uma massa de ar frio e seco favorece uma condição de tempo estável e com predomínio do sol em grande parte de Santa Catarina. Apenas em áreas do norte e parte do litoral há maior presença de nebulosidade com aberturas de sol. O dia começa com temperaturas baixas e chance de geada isolada na porção oeste catarinense e Planalto Sul. Entre estas regiões já citadas, sul e Grd. Florianópolis serrana, as mínimas variam de 2°C a 9°C – nos pontos mais altos da serra podem ser ainda menores. Nas demais regiões ficam  amenas, entre 9°C e 15°C. Durante a tarde, por conta do predomínio do sol no oeste, as temperaturas sobem rapidamente, mas permanecem amenas, chegando aos 24°C. Entre os planaltos e a faixa litorânea as máximas variam de 17°C a 20°C. Os ventos sopram, predominantemente, do quadrante sudeste/leste com fraca intensidade. O risco para ocorrências meteorológicas é baixo.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01)

O mês de junho inicia com predomínio do sol em Santa Catarina. Na terça-feira (01) a massa de ar frio começa a se deslocar em direção ao oceano, mas ainda influencia o tempo no estado, favorecendo uma condição de tempo estável. As temperaturas ficam baixas entre a madrugada e a manhã, com chance de geada isolada no Planalto Sul, onde a mínima chega aos 2°C (podendo ficar mais baixa nos pontos mais altos). Entre a porção oeste, Grd. Florianópolis serrana e Litoral Sul o dia começa com temperatura de 6°C a 9°C e de 10°C a 12°C nas demais regiões. A tarde a máxima chega aos 27°C no oeste e varia de 18°C a 23°C nas demais regiões. Ventos com direção do quadrante norte, fraca intensidade e rajas isoladas de até 40 km/h. Assim, o risco é baixo para ocorrências em Santa Catarina.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02)

Na quarta-feira (02) a rápida passagem de uma frente fria pelo oceano associada a um ciclone no litoral da Argentina, combinada com áreas de instabilidade, provocam chuva isolada e sem grandes acumulados entre o centro e a porção oeste catarinense. Nas demais regiões há aumento de nebulosidade e o risco é baixo para ocorrências. Ao amanhecer as temperaturas ficam entre 6°C e 10°C entre os planaltos e Meio Oeste, variam de 11°C a 14°C no litoral e áreas próximas e entre 14°C e 17°C nas demais regiões. A tarde a máxima varia de 24°C a 27°C no Extremo Oeste, litoral e áreas próximas e variam de 19°C a 24°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Entre a quinta (03) e sexta-feira (04) a rápida passagem de um sistema de alta pressão favorece a estabilização do tempo, com predomínio do sol e pouca variação de nebulosidade em SC. As temperaturas ficam baixas/amenas no inicio da manhã e sobem rapidamente durante a tarde, especialmente na porção oeste do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (31) com ventos variando do quadrante sudeste/leste com fraca intensidade em todo o estado.

Ondas com direção sul ao longo da faixa litorânea catarinense com altura de 1,5m e picos de 2m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis e variando de 1m a 1,5m nas demais áreas.