PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/07) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (31/07)

O domingo (31) inicia com chance de geada nas áreas mais altas da Serra e Meio Oeste, mas que se dissipam pela manhã. O dia será marcado pelo predomínio de sol a poucas nuvens, sensação de frio, principalmente, no amanhecer e a noite, devido ao deslocamento de uma massa de ar frio e seco em direção ao mar. Com a presença do sol as temperaturas sobem rapidamente e à tarde as máximas chegam aos 18°C no Planalto Sul e variam de 18°C a 22°C em boa parte de SC. A umidade deve ficar abaixo dos 35% em localidades do Grande Oeste e Planaltos no período da tarde, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos com direção nordeste, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, em localidades do Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (01/08)

A segunda-feira (01) inicia com chance de geada na Serra e de nevoeiros isolados em SC. Ao longo do dia predomina a condição de tempo estável, com sol a poucas nuvens, sensação de frio no amanhecer e à noite devido atuação de uma área de alta pressão entre a região Sul do país e o oceano.. As temperaturas mínimas, no amanhecer, ficam perto dos 3°C na Serra, de 9°C a 13°C no litoral e áreas próximas, de 5°C a 9°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Planalto Sul, 25°C no Extremo Oeste e variam de 20°C a 24°C nas demais áreas. A umidade fica abaixo dos 35% no período da tarde em cidades do Grd. Oeste e Planaltos, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, em localidades do Litoral Sul.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (02/08)

Na terça-feira (02) persiste a condição de tempo estável, com sol a poucas nuvens em SC por conta da atuação de uma área de alta pressão. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 5°C na Serra, 8°C a 12°C na porção central do estado e de 12°C a 16°C nas demais áreas. À tarde as máximas chegam aos 23°C no Planalto Sul, 26°C no Litoral Sul, oscilam de 24°C a 28°C no Grd. Oeste e de 20°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, em localidades do Litoral Sul ao longo do dia. Não há riscos de ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta-feira (03) e boa parte da quinta-feira (04) será marcada pela presença do sol a poucas nuvens em SC. Mas, a partir da tarde de quinta a nebulosidade aumenta com chance de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul por conta da aproximação e passagem de uma frente fria pelo estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (31/07)
 

Domingo (31) com ventos de direção nordeste, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, em localidades do Litoral Sul. 

Ondas com direção sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.