PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/08) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (31/08)

Quarta-feira (31) com tempo estável, predomínio de sol a poucas nuvens no Grande Oeste, Planaltos e Litoral Sul. Nas demais áreas, um sistema de alta pressão sobre o mar favorece o transporte de umidade em direção ao litoral e áreas próximas, o que favorece a maior presença de nuvens e a chance de chuvisco, chuva bem fraca e bastante isolada. À tarde, as temperaturas ficam amenas em boa parte de SC, com máximas entre 17°C a 20°C nos Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 19°C a 24°C nas demais áreas. No período da tarde, a umidade fica abaixo dos 35% em cidades do Oeste e Extremo Oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros).  Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, em localidades do Litoral Sul, Planalto Sul e Grd. Oeste. O risco é baixo para ocorrências relacionadas a baixa umidade e as rajadas de ventos.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (01/09)

Grande parte da quinta-feira (01) será marcada pelo tempo estável, com sol e algumas nuvens e sensação de calor em SC. Mas, a partir da tarde, a combinação do calor com a aproximação de uma frente fria, favorecem o aumento das nuvens e a chance de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados em localidades do Grande Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com chance de geada e temperaturas perto de -1°C em pontos da Serra. No litoral, Baixo/Médio Vale as mínimas variam de 13°C a 17°C e nas demais regiões de 6°C a 12°C. À tarde, as máximas chegam aos 22°C no Planalto Sul, variam de 24°C a 27°C no Grd. Oeste, Litoral Sul e de 20°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos, de 40 a 65 km/h, em cidades do Litoral Sul, Grande Oeste.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02/09)

 Na sexta-feira (02) o avanço de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados nas áreas de divisa com o RS já a partir da madrugada. No decorrer do dia, a chuva e os temporais avançam para as demais regiões. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva moderada a forte em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 9°C em pontos da Serra, de 10°C a 13°C na porção central de SC e de 13°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Norte, 26°C no Litoral Sul, variam de 21°C a 24°C na Grd. Fpolis., Baixo/Médio Vale, Planalto Norte e de 16°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de nordeste passando para sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (03), a frente fria mantém o tempo fechado, com chuva ao longo do dia do Meio Oeste ao litoral, enquanto que nas demais áreas, as condições melhoram gradualmente. No domingo (04) o afastamento da frente fria com a entrada de uma alta pressão ainda ocasiona chuva da Grd. Florianópolis ao norte de SC ao longo do dia e em localidades do Oeste catarinense a partir do final da tarde.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (31/08)

Quarta-feira (31) com ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, em localidades do Litoral Sul, Planalto Sul e Grd. Oeste. 

Ondas com direção sul a nordeste e altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sul/sudeste e altura de 1,0 m a 1,5 m.

image.png