PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31)

Na segunda-feira (31), uma frente fria mantém o tempo nublado e com chuvas rápidas em Santa Catarina. No horário da tarde, podem ocorrer pancadas isoladas nas áreas ao norte. Com o avanço do sistema, os ventos sopram do quadrante sul, com intensidade moderada. As maiores temperaturas devem ser registradas ainda pela manhã, seguido pelo avanço de uma massa de ar frio. Este ar mais frio provoca uma intensa queda nas temperaturas, chegando perto de 0°C na Serra, de 4 a 10°C no Grande Oeste, Planaltos e de 10 a 18°C nas demais regiões da noite. Assim, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01)

Na terça-feira (01) a massa de ar frio atua em SC, mantendo a sensação de frio em todo estado. Há chance de chuvisco e/ou chuva fraca nas áreas litorâneas, nos Planaltos e no Vale do Itajaí. Nas demais regiões o tempo segue nublado. Os ventos sopram de sul com intensidade moderada a forte no litoral e áreas próximas, com risco moderado para ocorrências associadas.  No amanhecer, as temperaturas mínimas ficam perto de 0°C na Serra, de 3 a 9°C no Grande Oeste, Planaltos, Grd. Fpolis. Serrana, Alto Vale e de 6 a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 12°C na porção central de SC e variam de 13 a 16°C nas demais áreas. 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02)

Na quarta-feira (02) a massa de ar frio segue atuando na região Sul, mantendo o tempo com sol e poucas nuvens. As temperaturas ainda seguem baixas, mas com maior amplitude térmica devido ao sol. Assim, as mínimas ficam abaixo dos 5°C no Grd. Oeste, Planaltos (podendo ter registros negativos na Serra) e de 6 a 13°C nas demais regiões. À tarde, as máximas alcançam valores próximos a 20°C. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. Os ventos sopram com intensidade fraca, de quadrante sul a sudeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (03) e sexta-feira (04), a massa de ar frio e seco mantém sua atuação em Santa Catarina, com dias marcados por sol e poucas nuvens. O sol garante uma maior amplitude térmica, com mínimas abaixo de 10°C e máximas que oscilam entre 18°C a 25°C. Os ventos começam a virar de sul para quadrante sudeste/leste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (31/10)

Segunda-feira (31) com mudança dos ventos para quadrante sul, já a partir da manhã. Há condições para rajadas de intensidade moderada, especialmente nas áreas litorâneas e no Oeste do estado.

Ondas com direção sul e altura entre 2,5 m a 3,5 m até o final da noite.