PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/12) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (31/12)

Entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, a circulação marítima mantém a presença de muitas nuvens e traz condição para chuva a qualquer momento do dia nesta sexta-feira (31). Entre o Extremo Oeste e Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens.  Nas demais regiões do estado, o sol aparece e faz calor, o que combinado com a umidade pode provocar temporais isolados entre a tarde e o início da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e moderado para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa. Ventos de quadrante leste pelo estado, com intensidade fraca. Temperaturas máximas entre 33°C e 36°C na metade oeste de SC e em torno de 29°C no litoral.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO  (01/01)

2022 inicia com tempo firme em todo o estado. As instabilidades atmosféricas atuantes nos últimos dias se afastam em direção ao mar, favorecendo a presença do sol em todas as regiões de SC. A presença de uma massa de ar quente e seco entre os planaltos e o Extremo Oeste mantém os níveis umidade relativa abaixo de 30% nestas áreas, o que configura risco moderado para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça. A sensação é de calor intenso ao longo do dia, sendo que no período da tarde as temperaturas podem passar dos 40°C entre o Extremo Oeste e Oeste. Nas demais regiões, variam entre 33°C e 36°C. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA DOMINGO  (02/01)

O domingo (02) será marcado pelo tempo firme e pela sensação de calor intenso ao longo do dia em todo o estado, devido a presença de uma massa de ar quente. As temperaturas máximas podem passar dos 40°C entre o Extremo Oeste e Oeste, enquanto que nas demais regiões variam entre 34°C e 38°C.  No período da noite, a aproximação de áreas de instabilidade vindas do Rio Grande do Sul combinadas ao calor intenso e a disponibilidade de umidade, podem provocar temporais isolados nas áreas de divisa com o estado em questão. Os ventos sopram de norte na metade oeste do estado e de leste nas áreas litorâneas, com intensidade fraca a moderada. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A segunda-feira (03) será marcada pela presença de sol, calor e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite que podem vir na forma de temporais. Na terça-feira (04), a aproximação de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/12)

Sexta-feira (31) com ventos do quadrante leste, com intensidade fraca a moderada.

Mar pouco agitado com ondas de direção leste/nordeste em todo litoral catarinense. Altura de 0,5 à 1,0 m entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis e 1,5 m no Litoral Sul.