PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (31)

O ano de 2022, se despede com um dia típico de verão em SC. O sábado (31), será de sol, calor e com condições para pancadas de chuva com trovoadas e temporais bem isolados no período da tarde.  No litoral, a virada do vento para a direção nordeste/leste favorece o aumento de nuvens no decorrer do dia e a chance de chuva fraca e isolada no final do período. À tarde, faz calor e as máximas chegam aos 29°C no Planalto Sul, aos 37°C no Extremo Oeste, aos 33°C no Oeste e variam de 29 a 34°C nas demais regiões. Vento predominante de nordeste com intensidade fraca no estado. No Litoral vento de norte/nordeste passando para nordeste/leste fraco com rajadas moderadas de 35 a 50 km/h, em especial no Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. 

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (01)

Domingo (01) no litoral e áreas próximas muitas nuvens e condições para chuva fraca e isolada no amanhecer, ainda por causa do deslocamento de umidade do mar, mas no decorrer do dia ocorrem aberturas de sol. Nas demais regiões do estado, presença de sol, calor e novamente condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas e que podem vir acompanhadas de temporais isolados (típicos de verão), devido ao calor.  O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. No amanhecer, temperaturas próximas a 11°C na Serra, entre 13 e 16°C no Meio Oeste e Planalto Norte e de 17 a 22°C nas demais regiões. À tarde volta a fazer calor e as máximas chegam aos 37°C no Extremo Oeste e Oeste, aos 29°C no Planalto Sul e variam de 29 a 33°C nas demais regiões. Vento de nordeste a noroeste com intensidade fraca na maior parte do estado. No Litoral vento de nordeste/leste fraco com rajadas moderadas de 35 a 50 km/h, em especial no Litoral Sul.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (02)

A segunda-feira (02) já começa com tempo instável, com chuva e trovoadas no oeste do estado, devido a uma frente fria que se forma no Sul do Brasil. A condição de chuva se estende para as demais regiões no decorrer do dia, com chance de temporais isolados, com rajadas de vento, raios e granizo, além de chuva intensa por alguns momentos, sobretudo no Litoral no final do dia. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas mínimas variam entre 11 e 13°C no Planalto Sul e entre 16 e 21°C no restante do estado. À tarde a temperatura não sobe tanto se comparada aos dias anteriores e as máximas variam entre 23 e 27°C no Extremo Oeste e Oeste. Nas demais regiões ainda faz calor, com máximas de 29 a 33°C. Vento de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre 45 e 65km/h no Litoral, sobretudo no Litoral Sul.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (03) e quarta-feira (04), tempo instável com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia, que tende a ser mais intensa e acompanhada por temporais entre a tarde da terça (03) e o amanhecer da quarta-feira (04), devido ao deslocamento da frente fria por SC. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (31/12)

Sábado (31) com vento de norte/nordeste passando para nordeste/leste fraco e com rajadas moderadas de 35 a 50 km/h, em especial no Litoral Sul.

 

Mar com agitação local no Litoral Sul, por causa do vento, com ondas de nordeste entre 1,0 e 1,5m e picos máximos de 2,0m mais afastados da costa. No restante do Litoral, mar calmo com ondulação de sudeste/leste entre 0,5 e 1,0m.