PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (01/12) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01/12)

Circulação marítima favorece variação de nuvens (com períodos de melhorias) chuva isolada no litoral, Vale, Planalto Sul. Demais regiões, o dia começa com sol e algumas nuvens, mas, entre a tarde/noite, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados. A chuva deve ser mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. À tarde, as temperaturas sobem na porção oeste, com máximas de 28°C a 35°C. No Vale e norte do estado, máximas de 22°C a 26°C e nas demais regiões, 20°C a 25°C. Ventos de sudeste/leste no centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h). Rajadas de ventos isoladas no litoral (até 45 km/h). Assim, há baixo a moderado risco de desastres.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02/12)

Dia começa com variação de nuvens, chuva isolada no litoral, Vale. Ao longo do dia as condições devem melhorar. Demais áreas, dia começa com sol e poucas nuvens, mas, entre a tarde/noite há chance de pancadas de chuva isoladas. A partir do final da noite a aproximação de uma área de baixa pressão do RS favorece temporais isolados na porção oeste. Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas de 11°C no Planalto Sul, 16°C a 22°C no litoral, Vale, 15°C a 18°C no restante do estado. À tarde, com máximas de 28°C a 34°C na porção oeste, até 31°C no Planalto Norte, 27°C no Planalto Sul, 26°C a 29°C nas demais áreas. Ventos de leste/nordeste no centro-leste, nordeste/noroeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (15 a 35 km/h). Rajadas de ventos isoladas entre a tarde/noite no Litoral Sul e porção oeste, com moderada intensidade (50 km/h). Assim, há baixo a moderado risco de desastres.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (03/12)

Deslocamento de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais (chuva forte com raios, eventual queda de granizo, vendaval) na porção oeste, Planaltos, Litoral Sul entre a madrugada/manhã. Demais áreas do estado, a chuva com os temporais isolados devem ocorrer do final da madrugada até início da tarde. Localmente, podem ocorrer elevados acumulados de chuva em curto período. Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas de 18°C a 23°C no litoral, Vale, 16°C a 19°C no restante do estado. À tarde, com máximas de 30°C a 35°C no litoral, Vale. No Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte, máximas de 26°C a 30°C, nas demais áreas de 21°C a 25°C. Ventos de quadrante norte passando a oeste/sul no decorrer do dia no estado, com moderada intensidade. Assim, há moderado a alto risco de riscos de desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (04) com alta pressão, o que deixa o dia com sol e poucas nuvens em grande parte do estado. Porém, chuvas podem ocorrer de forma isolada, à tarde, em áreas do Vale e norte do estado. No sábado, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuva isoladas em áreas da porção oeste, norte do estado, Vale e Grd. Florianópolis.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/12)

Terça-feira (01) com ventos de sudeste/leste no centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h). Rajadas de ventos isoladas no litoral (até 45 km/h).

Ondas com direção nordeste a leste em todo litoral. Altura de 1,5 m, com picos até 2,0 m, no Litoral Sul, de 1,0 m a 1,5 m na Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.