PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (03/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (03/12)

Deslocamento de uma área de baixa pressão próximo ao RS e uma frente fria por Santa Catarina favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados (chuva de forte intensidade, raios, vendaval e eventual queda de granizo). Localmente, os acumulados de chuva podem ser altos. Ainda, a baixa pressão deve ocasionar rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (60 a 85 km/h, pontualmente podendo ser mais intensa), com direção oeste/quadrante sul, em áreas do Oeste ao litoral. A partir do final da tarde/noite, as condições do tempo já devem melhorar em boa parte de Santa Catarina. A temperatura máxima varia de 27°C a 32°C no litoral, Vale, 25°C a 29°C no Planalto Norte, porção oeste e até 25°C no Planalto Sul. Ventos de norte passando a oeste/quadrante sul, com moderada intensidade no estado. Logo, há moderado a alto risco para desastres.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (04/12)

Dia começa com sol e poucas nuvens no estado. Mas, a atuação de uma área de baixa pressão alongada, entre a tarde/noite, favorece pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais ainda mais isolados, em áreas da porção oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí. Nas demais regiões, com chuva isolada. Amanhecer com temperaturas amenas, 11°C no Planalto Sul, 13°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Grd. Florianópolis Serrana, 16°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, a máxima varia de 27°C a 31°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, 23°C a 26°C nas demais áreas. Ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 45 km/h. Logo, há baixo a moderado risco de desastres.

PREVISÃO PARA SÁBADO (05/12)

Área de baixa pressão alongada combinada com a circulação marítima deixa o dia com muitas nuvens e chuva isolada, a qualquer hora, em todo estado. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul (em torno de 7°C), amenas no restante do estado: 11°C a 14°C no Planalto Norte, Meio Oeste, Alto Vale, áreas da Grd. Florianópolis, Litoral Sul, 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, não sobem tanto: em torno dos 23°C no litoral, Vale, Extremo Oeste, Oeste e não passa dos 17°C nas demais áreas. Ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 40 km/h. Logo, há um baixo a moderado risco para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (06) e segunda-feira (07) a circulação marítima favorece muitas nuvens com chuvas isoladas em áreas do litoral, Vale e parte dos Planaltos. Nas demais áreas, entre a tarde/noite, esperam-se pancadas de chuva isolada e mal distribuídas (chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens). Gradualmente, as temperaturas máximas aumentam, variando de 16°C a 24°C no centro-leste, 24°C a 29°C na porção oeste do estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/12)

Quinta-feira (03) com ventos de norte passando a oeste/quadrante sul, com moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (60 a 85 km/h, pontualmente podendo ser mais intensa), em áreas do Oeste ao litoral.

Ondas com direção nordeste em todo litoral. Altura de ondas de 1,5 m a 2,0 m (picos de 2,5 m) no Litoral Sul, 1,0 m a 1,5 m (picos de 2,0 m) na Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas.