Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da DC e Alertas via SMS.
ATUALIZAÇÃO OBSERVAÇÃO MARÍTIMA 2
Alagamentos costeiros associados a maré alta
Início: 05/07/2019 às 00h00
Fim: 05/07/2019 às 23h59
Regiões: Litoral SC, principalmente para Florianópolis e Litoral Norte
Previsão: Risco de alagamentos associados a maré astronômica (fase nova da lua) e maré meteorológica (ciclone extratropical próximo a costa do RS e anticiclone no continente) nas regiões costeiras do estado de SC. As ondas podem atingir alturas de 2,5 a 3 m com mar muito agitado.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA DC/SC
Rajadas de vento de intensidade moderada a forte
Início: 05/07/2019 às 21h00
Fim: 06/07/2019 às 21h00
Região: Litoral de Santa Catarina
Previsão: Rajadas de vento da ordem de 70 a 90 km/h para o Litoral Sul e Norte, a partir da noite de sexta-feira, associadas a atuação de um ciclone extratropical na costa gaúcha. Em mar, essas rajadas podem ultrapassar 100km/h (ver nota de observação marítima).
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Mar agitado: perigo a navegação e às atividades marítimas, proteger embarcações e apetrechos de pesca.
ATUALIZAÇÃO DE OBSERVAÇÃO MARÍTIMA
Mar agitado e Ressaca
Início: 04/07/2019 às 09h00
Fim: 06/07/2019 às 21h00
Regiões: Litoral Sul de SC a Florianópolis
Previsão: Mar agitado e possibilidade de ressaca para o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de direção variando de sudoeste/sul e altura com picos de 2.5 a 3 metros.
Sistema: Ciclone Extratropical no Oceano Atlântico próximo a costa do estado gaúcho.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras
AVISO METEOROLÓGICO
QUEDA ACENTUADA DE TEMPERATURA E ONDA DE FRIO INTENSO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Início: 03/07/2019 às 18h00.
Fim: Frio se estende até domingo (07), perdendo força na segunda-feira (08).
Regiões: Todas.
Previsão: Intensa massa de ar polar provoca queda na faixa de 10°C na temperatura mínima entre quarta (03) e quinta-feira (04), seguido de frio intenso entre quinta-feira (04) a domingo (07). Neste período, as temperaturas mínimas ficam próximas aos 0°C, com extremos de -5°C nas áreas mais elevadas. Há condições para formação de geada ampla nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí.
Nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis Litorânea, Baixo/Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas mínimas ficam entre 0 a 10°C, com condições para geada apenas de forma pontual.
Nas rodovias serranas, as condições são favoráveis para formação de gelo na pista, principalmente na sexta e sábado, nas horas mais frias do dia.
Entre sexta e sábado a sensação térmica fica entre -2 à -6°C em grande parte do estado durante o amanhecer, podendo chegar até -8°C em áreas mais elevadas do Planalto Sul e Meio Oeste
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.
PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (04/07)
ENTRADA DE MASSA DE AR POLAR PROVOCA DECLÍNIO NAS TEMPERATURAS
A madrugada desta quinta-feira (04) foi marcada pelo declínio de temperatura em todo o estado. A temperatura mínima registrada (-4,7°C) foi observada em Urupema. Em algumas regiões do estado catarinense tiveram registros de temperaturas abaixo de zero, como na região do Meio Oeste e próximas a zero na região Oeste. Durante a tarde, as temperaturas máximas na região do Planalto Sul não devem passar de 13°C. Em outras localidades foram observadas a ocorrência de nevoeiro, entretanto, a tendência é que ao longo do dia o céu esteja claro, com exceção da região do Litoral Norte que tem previsão de nebulosidade variável. A direção do vento é de quadrante sudoeste/sudeste, apresentando intensidade de fraco a moderado, e rajadas de vento moderadas na região do Litoral Sul.
Na sexta-feira (05) a condição de tempo é de céu claro, entretanto, com o avanço da massa de ar polar sobre o estado, a previsão é de declínio acentuado da temperatura em todo estado com formação de geada nas regiões mais altas e no Oeste. Existe ainda uma possibilidade de neve no Planalto Sul, na região de divisa com o estado gaúcho, entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado (06). Destaca-se ainda rajadas de vento moderadas a forte na região do Litoral Sul e observação para a ressaca.
Sábado (06) e domingo (07) será de tempo aberto e temperaturas muito baixas, com formação de geada forte e ampla. Direção do vento de quadrante sudoeste de intensidade fraco a moderado, com rajadas moderadas a fortes no Litoral Sul, com ressaca.
No início da próxima semana, a massa de ar polar perde força gradativamente, assim, as temperaturas começam a se elevar com o passar dos dias.
![]() |
DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA |