PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (05/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (05/10)

Rápida passagem de uma frente fria pelo litoral deixa o dia com variação de nuvens, chance de chuva bem isolada no litoral e Vale. Demais áreas, com a atuação da massa de ar quente, dia de sol e algumas nuvens. À tarde, as temperaturas sobem, principalmente na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Litoral Sul, com máximas de 27°C a 32°C. Nas demais áreas, a máxima varia de 22°C a 25°C. Ventos de nordeste no centro-leste, de noroeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade (25 km/h). Nas áreas próximas ao RS, o vento passará a ser de quadrante sul no decorrer do dia. Rajadas de ventos moderada (até 60 km/h) em áreas da faixa costeira do Litoral Sul e Grd. Florianópolis ao longo do dia.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (06/10)
Alta pressão deixa o dia com sol e poucas nuvens no estado. À tarde, com a combinação de calor e umidade, há chance de chuva bem isolada, rápida, muito mal distribuída no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte. Amanhecer com temperaturas amenas no estado: mínimas de 9°C no Planalto Sul, 11°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença do sol em boa parte do estado, as temperaturas sobem: máximas de 31°C a 36°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, 23°C a 27°C nas demais áreas. Ventos de quadrante sul no litoral e Vale, de nordeste na porção centro-oeste, com fraca a moderada intensidade (25 km/h). Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 50 km/h) em localidades da faixa costeira do estado ao longo do dia.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (07/10)

Área de baixa pressão alongada combinada ao calor favorece pancadas de chuva na porção oeste, Planaltos, Litoral Sul a partir da tarde e que se espalham para as demais áreas do estado entre a tarde/noite. Há chance de temporais isolados. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de 11°C a 16°C no centro-leste e de 16°C a 21°C na porção oeste. À tarde, as temperaturas sobem em boa parte do estado, com máximas de: 38°C no Extremo Oeste, 32°C a 36°C no Alto Vale, Planalto Norte, Meio Oeste, Oeste, de 26°C a 30°C nas demais áreas. Ventos de nordeste na faixa leste e de noroeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quinta-feira (08) a passagem de uma frente fria pelo litoral deixa o dia com muitas nuvens e chuva do Meio Oeste ao litoral. Demais áreas com sol e poucas nuvens. Na sexta-feira (09) circulação marítima deixa o dia com muitas nuvens, chuva dos Planaltos ao litoral, enquanto que na porção oeste a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.
CONDIÇÃO DE VENTO E MAR (05/10)

Segunda-feira (05) com ventos de nordeste no centro-leste, de noroeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade (25 km/h). Nas áreas próximas ao RS, o vento passará a ser de quadrante sul no decorrer do dia. Rajadas de ventos moderada (até 60 km/h) em áreas da faixa costeira do Litoral Sul e Grd. Florianópolis ao longo do dia.

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral. Altura de 2,0 m e picos até 2,5 m no Litoral Sul, até 2,0 m na Grd. Florianópolis e 1,5 m no Litoral Norte.