PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (11/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/12)

Nesta sexta-feira (11) com predomínio de sol na maior parte do dia. Devido, ao aquecimento e presença de umidade podem ocorrer variações de nuvens e chuvas rápidas e isoladas, principalmente na parte da tarde. As temperaturas máximas se mantêm elevadas, variando de 30°C a 35°C na faixa Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e parte do Planalto Norte, nas demais áreas entre 25°C e 29°C. A umidade relativa do ar no período da tarde deve ser inferior a 30% em alguns municípios da faixa Oeste. Ventos de nordeste a noroeste com intensidade fraca a moderada  (10 a 30 km/h). Rajadas de vento isoladas na região Oeste e região costeira entre Litoral Sul e Grd. Florianópolis entre 45 km/h e 60 km/h.  Portanto, há um baixo a pontualmente moderado risco para desastres.

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/12)

Sábado (12) com a presença do  sol e nebulosidade variável em Santa Catarina. Entre a tarde e noite, do Oeste ao Litoral, áreas de instabilidades associadas ao forte calor e umidade favorecem pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas. Amanhecer  com temperaturas amenas nas regiões dos Planaltos  com mínima em torno de 14 °C, nas demais regiões do estado entre 15 e 20 °C. As temperaturas máximas bem elevadas no Extremo Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí entre 35 e 39 °C. Nas áreas altas do Planalto Sul entre 25 e 28 °C. Nas demais regiões entre 29°C e 33°C. Ventos de nordeste  a noroeste com intensidade fraca a moderada e rajadas de vento isoladas de até 45 km/h. Logo, há um baixo a pontualmente moderado risco para desastres.

PREVISÃO PARA DOMINGO (13/12)

No domingo (13), a atuação de um sistema de baixa pressão favorece temporais isolados a partir do período da manhã no Oeste e se estendendo para as demais regiões ao longo do dia. Amanhecer  com temperaturas amenas nas regiões dos Planaltos  com mínima em torno de 13 °C, nas demais regiões entre 15 e 20 °C. As temperaturas máximas bem elevadas, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte entre 35 e 38 °C. Nas áreas altas do Planalto Sul entre 25 e 28 °C. No restante do estado entre 29°C e 33°C. Ventos de nordeste  a noroeste com intensidade fraca a moderada e rajadas de vento isoladas de até 50 km/h. Logo, há um moderado risco potencial para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na Segunda (14) e terça-feira (15) a atuação de um sistema de baixa pressão e a passagem de uma frente fria pelo litoral provoca temporais localizados principalmente no período da tarde em Santa Catarina. As temperaturas máximas continuam elevadas na faixa Oeste e Norte do estado variando entre 30 e 35 °C.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/12)

Na sexta-feira (11) com ventos de nordeste  a noroeste com intensidade fraca a moderada  (10 a 30 km/h). Rajadas de vento isoladas na região Oeste e região costeira entre Litoral Sul e Grande Florianópolis entre até 45 km/h e 60 km/h.

Ondas com direção leste a nordeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e entre 0,5m a 1,0 m no Litoral Norte.