PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (12/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/09)

Sábado com sol e poucas nuvens, à tarde não se descarta possíveis temporais isolados ao sul do estado, entre o Litoral Sul e Planalto Sul. O dia é marcado pelo aquecimento significativo no Oeste para esta época do ano, com máximas podendo ultrapassar 35ºC. No Litoral Sul as temperaturas variam entre 24 e 26ºC e nas demais regiões as máximas ficam em torno de 28 a 33ºC. Alerta-se aos valores de umidade relativa mais baixos na região Oeste, abaixo de 20% em algumas localidades. Vento predominantemente de quadrante nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas no Oeste a tarde.

PREVISÃO PARA DOMINGO (13/09)

No domingo o predomínio é de sol com poucas nuvens. A partir da noite o ingresso de uma nova frente fria provoca chuva nas regiões de divisa com o RS, principalmente no Litoral Sul e Planalto Sul. As temperaturas ao amanhecer no Oeste variam entre 17 e 21ºC e nas demais regiões entre 14 e 18ºC. A tarde será de temperaturas bastante elevadas em todas as regiões, com máximas atingindo 30ºC em boa parte do estado. No Oeste chega a 36ºC e no Litoral Sul a 35ºC. Persiste condição de umidade relativa baixa entre Oeste e Meio-Oeste. Vento de direção nordeste, fraco a moderado com rajadas isoladas.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (14/09)

A semana inicia com a passagem de uma frente fria sobre o estado. Este sistema provoca aumento de nebulosidade no estado, com chuva mal distribuída e pouco volumosa. Pouca variação de temperatura no amanhecer, entre 14 e 18ºC em todas as regiões. A tarde há contraste de temperatura entre o sul do estado, com máximas de até 20ºC, e região do Planalto Norte, onde as máximas atingem 30ºC. Nas demais regiões máximas variam entre 25 e 28ºC. Vento de noroeste a sudoeste, moderado a forte com rajadas, podendo ser mais intensas no Litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (15) o sol volta a predominar no estado, com possíveis pancadas de chuva ao sul do estado, próximo ao RS. Temperaturas são elevadas no Oeste durante a tarde. Na quarta-feira (16) a formação de um novo sistema de baixa pressão provoca aumento de nebulosidade e pancadas de chuva a parte da noite.

 

CONDIÇÃO DE VENTO E MAR (12/09)

Vento predominantemente de quadrante nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas no Oeste a tarde.

Na região costeira, pouca agitação marítima, com ondas de altura entre 0,5 e 1,5 metros. Circulação de nordeste a leste.