PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (12/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/12)

Neste sábado (12), o dia amanhece com sol e poucas nuvens na maior parte do estado. No centro-leste, maior presença de nebulosidade. Na parte da tarde, temporais isolados típicos de verão podem ocorrer devido ao aquecimento e a umidade disponível na atmosfera, com risco baixo para desastres. As temperaturas máximas passam dos 30°C em todas as regiões e atingem os 37°C no Litoral Sul e Oeste. Os ventos sopram de quadrante norte/nordeste, com rajadas de intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA DOMINGO (13/12)

O domingo (13) amanhece com sol em todo o estado. Com a aproximação de uma frente fria, há chance de temporais nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, com risco moderado para desastres nessas áreas a partir da tarde. Entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira, o risco se estende para as demais regiões. As temperaturas devem ser altas e passam dos 30°C no estado, com máximas acima dos 35°C no Litoral Sul e no Oeste. Os ventos sopram de quadrante norte/noroeste e viram para oeste/sudoeste no final do dia, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (14/12)

Na segunda-feira (14),  a atuação de uma área de baixa pressão volta a favorecer temporais no estado na parte da tarde. Nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, há risco baixo a moderado para desastres, por conta da maior presença de umidade e instabilidade. No Litoral Sul, tempo encoberto e as temperaturas não sobem muito, com máximas de até 25°C. Nas demais regiões, as temperaturas podem passar dos 30°C. Os ventos sopram de quadrante sul/sudeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (15) e na quarta-feira (16), a influência de um sistema de baixa pressão mantém o tempo instável e com chuva em Santa Catarina.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/12)

Ventos de norte/nordeste e intensidade fraca a moderada. Ondas de leste/nordeste e com até 1 m de altura.