PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (16/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (16/12)

A quarta-feira (16) se inicia com a presença do  sol e nebulosidade variável em Santa Catarina. Entre a tarde e noite há chance de temporais isolados em áreas da região Oeste ao Litoral, devido a atuação de áreas de instabilidades. As temperaturas máximas continuam elevadas em todo estado. No Planalto Sul e Grd. Florianópolis as temperaturas variam de 25°C a 29°C, nas demais áreas entre 30 e 34 °C. Ventos de nordeste  a noroeste virando para sudeste/leste no final do dia com intensidade fraca a moderada. Rajadas de vento isoladas de intensidade moderada na região Oeste e Litoral entre 45 km/h e 60 km/h.  Portanto, há um risco potencial moderado para desastres.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17/12)

Na quinta-feira (17), ao longo da madrugada e manhã, áreas de instabilidades favorecem pancadas de chuvas principalmente na faixa centro-oeste do estado. Entre  a tarde e noite há chance de chuvas rápidas e mal distribuídas nas demais regiões. Amanhecer ameno no estado com mínimas entre 14 e 16 °C no Planalto Serrano. Nas demais regiões 17 e 22 °C. As temperaturas máximas continuam elevadas na faixa Oeste variando entre 30 e 35 °C e nas demais áreas entre 23 e 29 °C. Ventos de nordeste  a noroeste virando para sudeste/leste no final do dia com intensidade fraca a moderada. Rajadas de vento isoladas de intensidade fraca a moderada.  Portanto, há um risco potencial baixo a moderado para desastres.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18/12)

O dia começa com sol e poucas nuvens no estado, mas ao longo  da sexta-feira (18), há chance de temporais isolados  nas regiões de divisa com o Paraná. Nas demais regiões pancadas de chuva isolada e mal distribuída. Amanhecer ameno no estado com mínimas entre 13 e 16 °C nos Planaltos e Meio Oeste. Nas demais regiões entre 17 e 20°C. As temperaturas máximas continuam elevadas, no Oeste e Vale do Itajaí, em torno de 30°C, no restante do estado entre 25 e  29 °C. Ventos de sudeste a nordeste fraco  a moderado com rajadas isoladas. Assim, há um risco potencial baixo a moderado para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (19) previsão para formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai, Argentina e Uruguai. Entre o sábado e o domingo (20), este sistema  se intensifica e dará origem a um ciclone extratropical. Ao longo do domingo o ciclone deve provocar ventos fortes no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina previsão de vento moderado a forte com rajadas de até 70km/h. Ainda acoplado ao ciclone tem-se uma frente fria que passará por SC favorecendo aumento de nebulosidade e temporais isolados em todas as regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/12)

Na quarta-feira (16) com ventos de nordeste a noroeste virando para sudeste/leste no final do dia com intensidade fraca a moderada. Rajadas de vento isoladas de intensidade moderada na região Oeste e Litoral entre 45 km/h e 60 km/h.

Condições de mar pouco agitado com ondas de direção leste a nordeste em todo litoral e com altura entre 0,5m a 1,0 m.