PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (17/11) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (17/11)

Variação de nuvens e chance de chuva bem isolada no Litoral, Vale e Planalto Sul devido a circulação marítima. Nas demais regiões, dia com sol e algumas nuvens por conta da atuação de uma alta pressão. Mas, em áreas do Planalto Norte há chance de pancadas de chuvas bem isoladas por conta do calor e disponibilidade de umidade. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas sobem na porção oeste e Planalto Norte, onde as máximas variam de 26°C a 30°C. Nas demais áreas do estado, por conta da maior cobertura de nuvens, as máximas ficam amenas, variando de 21°C a 25°C. A umidade relativa, à tarde, deve ser baixa (menor que 35%) na porção oeste. Ventos de quadrante sul no centro-leste e de sul/sudeste a nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (15 – 30 km/h). Rajadas de ventos isoladas no Litoral no decorrer do dia, com moderada a forte intensidade (50 a 75 km/h).

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18/11)

Variação de nuvens e chance de chuva bem isolada no Litoral, Vale devido a circulação marítima. Demais áreas, o dia com sol e poucas nuvens. Mas, entre a tarde/noite, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva isoladas, na porção oeste, Planalto Norte, Vale, Litoral Norte e Grd. Florianópolis. Essa chuva deve ser bem mal distribuída, onde em uma cidade chove e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul (5°C), amenas (15°C a 19°C) no Litoral, Baixo/Médio Vale, baixas a amenas (9°C a 14°C) nas demais áreas. À tarde, as temperaturas sobem na porção oeste e as máximas variam de 26°C a 29°C. No centro-leste do estado as máximas ficam amenas (21°C a 25°C). Ventos de quadrante sul a leste no centro-leste e de sul/sudeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (15 a 25 km/h). Rajadas de ventos isoladas de moderada intensidade (em torno de 45 km/h).

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19/11)

Dia com sol, variação de nuvens, chance de chuva bem isolada no Litoral, Vale, Planaltos por conta da circulação marítima. Demais áreas, o dia começa com sol e algumas nuvens, mas, à tarde, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuva bem isoladas em localidades do Oeste, Meio Oeste e Planaltos. Essa chuva deve ser mal distribuída, onde em uma cidade chove e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul (mínimas de 6°C), amenas (15°C a 19°C) no Litoral, Baixo/Médio Vale, baixas a amenas (9°C a 14°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26°C a 28°C na porção oeste, Vale, Litoral Norte, de 20°C a 25°C nas demais regiões do estado. Ventos com direção sudeste/leste no centro-leste e de sudeste a nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade (em torno de 25 km/h). Rajadas de ventos isoladas com moderada intensidade (em torno de 45 km/h).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A sexta-feira (20) começa com sol e algumas nuvens no estado, mas à tarde a atuação de áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuva isoladas, irregulares e mal distribuídas em áreas do Meio Oeste ao Litoral. No sábado (21), a circulação marítima deixa o dia com nuvens e chance de chuva isolada no Litoral Sul, enquanto que nas demais áreas com sol e algumas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/11)

Terça-feira (17) com ventos de quadrante sul no centro-leste e de sul/sudeste a nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (15 – 30 km/h). Rajadas de ventos isoladas no Litoral no decorrer do dia, com moderada a forte intensidade (50 a 75 km/h).

Ondas com direção sudeste/sul em todo litoral. Altura de 1,5 m a picos de 2,0 m no Litoral Sul, de 1,5 m a 2,0 m, com picos de 2,5 m na Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.