PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (18/08) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (18/08)

Previsão de pancadas de chuva acompanhada de temporais isolados, a partir da tarde na porção oeste, que se espalham para as demais áreas no decorrer da noite devido área de baixa pressão com suporte da umidade vinda da região Amazônica. Os temporais devem ser com chuva forte, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. À tarde as temperaturas ficam amenas e as máximas não passam dos 26°C no Litoral Sul, de 20°C a 25°C na porção oeste, Grd. Florianópolis, Baixo/Médio Vale, Litoral Norte e de 16°C a 20°C nos Planaltos e Alto Vale. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos moderada a forte intensidade, a partir da tarde, em grande parte do estado.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (19/08)

Temporais em áreas do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale na madrugada. No decorrer do dia, a atuação de uma frente fria favorecerá um dia nublado e com chuva. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de: 10°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, por conta da maior cobertura das nuvens, as temperaturas não sobem muito e as máximas não passam dos 20°C na porção oeste e variam de 16°C a 19°C nas demais áreas. Ventos de norte/noroeste passando a sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos, com moderada a pontualmente forte intensidade no norte do estado na madrugada. No decorrer do dia as rajadas de ventos são isoladas, de moderada intensidade no centro-leste do estado.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (20/08)

Deslocamento da frente fria em direção ao PR ainda favorece chuva em áreas do leste do estado. Na parte da noite há chance de neve em áreas isoladas do Planalto Sul e chuva congelada em áreas do oeste. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul (2°C a 6°C, podendo ter registros negativos), porção oeste (4°C a 7°C), amenas no restante do estado: de 8°C a 14°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e 11°C a 16°C nas demais áreas. À tarde as temperaturas seguem baixas em boa parte do estado, chegando aos 10°C no Planalto Sul, Meio Oeste, de 9°C a 14°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul, Planalto Norte, Grd. Florianópolis e até 15°C no Litoral Norte e Vale. Ventos de sudoeste/sul com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos isoladas, com moderada intensidade, em áreas do litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (21) entrada da massa de ar polar deixa o dia com algumas nuvens na porção oeste. A umidade vinda do oceano favorece chuva em áreas do leste do estado. Há chance de neve em áreas dos Planaltos, Meio Oeste. Sábado (22) com poucas nuvens em grande parte do estado e chance de chuva isolada em áreas do litoral, Baixo/Médio Vale. Nos dois dias, as temperaturas serão baixas em todo estado, com mínimas negativas na porção oeste, Planaltos e máximas não passam de 14°C no estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/08)

Terça-feira (18) com ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos moderada a forte intensidade, a partir da tarde, em grande parte do estado.

Ondas com direção sudeste/leste no litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, até 1,5 m na Grd. Florianópolis e 1,0 m no Litoral Norte.