PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (24/09) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (24/09)

A persistência de uma alta pressão no estado contribui para o tempo firme e seco, com presença de nuvens. Com o predomínio do sol na região Oeste, a tarde as máximas podem chegar a 30ºC, no Planalto Sul as máximas são mais amenas (21 a 23ºC) e nas demais regiões variam entre 24 e 27ºC. Destaca-se a baixa umidade relativa entre o Oeste e Meio-Oeste, com valores abaixo de 30%. A direção do vento varia entre os quadrante nordeste e noroeste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (25/09)

Mantém condição de predomínio de sol com mais nuvens no Litoral e Vale do Itajaí. As temperaturas mínimas variam entre 15 e 17ºC no Litoral, nas demais regiões variam entre 11 e 14ºC. A tarde há elevação significativa das temperaturas, que variam entre 27 e 30ºC em boa parte do estado. A condição de baixa umidade relativa se mantém, principalmente no Extremo Oeste. No decorrer do dia o vento é de intensidade fraca, porém a partir da noite não se descartam rajadas pontuais na faixa costeira do Litoral Sul. 

PREVISÃO PARA SÁBADO (26/09)

O sábado inicia com sol no estado, a partir da noite há mudança do tempo nas regiões de divisa com o RS. A aproximação de um sistema de baixa pressão contribui para a ocorrência de pancadas de chuva, não se descarta o risco de trovoadas. As temperaturas a tarde são ultrapassam 30ºC em boa parte do estado, chegando a 36ºC no Oeste. Persiste condição de baixa umidade relativa, abaixo de 30ºC no Oeste. Vento de quadrante nordeste/noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul e Oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (27) a passagem do sistema frontal provoca aumento de nebulosidade e chuva em todo o estado, com possibilidade de temporais no decorrer do dia. A segunda-feira (28) inicia com tempo encoberto e chuvoso, porém com o avanço da frente fria o tempo melhora gradativamente.

 

CONDIÇÃO DE VENTO E MAR (24/09)

A direção do vento varia entre os quadrante nordeste e noroeste, com intensidade fraca a moderada.

Circulação marítima de quadrante nordeste/leste, com pouca agitação marítima, ondas com altura de até 1,5 metros.