PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (27/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (27/11)

Variação de nuvens (com alguns períodos de melhoria em que o sol pode aparecer) com pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados, principalmente em áreas do Oeste ao litoral, devido a passagem de uma frente fria pelo oceano. No centro-leste do estado podem ocorrer altos acumulados de chuva em curto período, com chance de alagamentos, deslizamentos e enxurradas. À tarde, as temperaturas máximas ficam mais altas no Extremo Oeste, Oeste (31°C a 35°C) e mais amenas nas demais áreas: 22°C a 27°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale, 18°C a 24°C nas demais áreas. Ventos de sudeste/leste passando a nordeste, com fraca a moderada intensidade (15 a 35 km/h), no estado. Rajadas de ventos isoladas e associadas aos temporais. Assim, há moderado risco para desastres.

PREVISÃO PARA SÁBADO (28/11)

Dia começa com sol e algumas nuvens. Entre a tarde/noite com previsão de pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados no estado devido atuação de áreas de instabilidade. Chance de altos acumulados de chuva pontualmente. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de 13°C no Planalto Sul, 17°C a 23°C no litoral, Vale, 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 30°C a 35°C na porção oeste, 28°C a 32°C no Litoral Sul, 26°C a 30°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h), no estado. rajadas de ventos isoladas com moderada intensidade (até 60 km/h) no Litoral Sul a partir do final da manhã e na porção oeste a partir da noite. Assim, há baixo a moderado risco para desastres.

PREVISÃO PARA DOMINGO (29/11)

Aproximação e atuação de uma nova frente fria favorece pancadas de chuvas isoladas no estado, com maiores chances de temporais nas áreas mais próximas à divisa com RS. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de 14°C a 17°C nos Planaltos, Meio Oeste, 17°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 30°C a 35°C no Litoral, Sul, 26°C a 31°C no restante do leste do estado, Extremo Oeste, Oeste e até 25°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/noroeste no estado e passando para quadrante sul nas áreas de divisa com o RS, de fraca a moderada intensidade no decorrer do dia. Assim, há baixo a moderado risco para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (30) e terça-feira (01) a atuação de áreas de instabilidade favorece condições para pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, entre a tarde/noite no estado. A chuva deve ser mal distribuída, enquanto chove em uma cidade na vizinha não passa de um aumento de nuvens.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/11)

Sexta-feira (27) com ventos de sudeste/leste passando a nordeste, com fraca a moderada intensidade (15 a 35 km/h), no estado. Rajadas de ventos isoladas e associadas aos temporais.

Ondas com direção nordeste passando para leste/sudeste com altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul. Demais áreas do litoral com ondas de direção nordeste e altura de 1,0 m a 1,5 m.