PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (28/06) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (28/06)

Alta pressão (massa de ar frio) deixa o dia com muitas nuvens no estado, mas podem ocorrer algumas aberturas em que o sol aparece, principalmente no Extremo Oeste e Oeste. A sensação de frio ainda segue e ao longo do dia as temperaturas ficam amenas, com máximas de 16°C a 20°C no litoral, Vale, porção oeste, até 15°C no Planalto Norte e 9°C a 14°C no Planalto Sul. Ventos de sudeste/leste, com fraca a pontualmente moderada intensidade, em grande parte do estado e passando a nordeste na porção oeste no decorrer do dia.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (29/06)

Área de baixa pressão favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais a partir do final da manhã na porção oeste e que se espalham para as demais áreas do estado no decorrer do dia. Entre a porção oeste e centro-sul do estado a chuva pode ser forte e com acumulados altos. Amanhecer com chance de geada em áreas do Meio Oeste, Planaltos, temperaturas baixas em boa parte do estado: mínimas de -2°C a 5°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 6°C a 12°C nas demais áreas. Ao longo do dia as temperaturas ficam amenas e as máximas variam de 15°C a 19°C no litoral, Vale, Extremo Oeste, Oeste e de 8°C a 14°C nas demais áreas. Ventos de leste/nordeste, com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de vento com moderada intensidade na porção e Planaltos ao longo do dia.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (30/06)
Formação e deslocamento de um ciclone extratropical e uma frente fria favorecem pancadas de chuva com temporais em todo estado. Destaque para a chance de temporais podendo ser mais fortes, com chuva forte e altos acumulados na porção oeste, centro-sul do estado e localidades do Planalto Norte e Alto Vale. Em grande parte do estado o dia será de temperaturas amenas e pouca variação entre às mínimas e máximas, que devem ficar dos 10°C a 18°C. A exceção fica no Litoral Norte, onde a temperatura sobe à tarde e as máximas podem chegar aos 27°C. Ventos de norte/noroeste passando a oeste, com moderada intensidade. Rajadas com forte intensidade (que podem localmente superar os 100 km/h) a partir da madrugada na porção oeste e se espalham para as demais áreas do estado ao longo do dia.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quarta-feira (01) com rápida passagem de um ciclone secundário próximo à costa deixa o dia com nuvens, chance de chuva isolada no estado e rajadas de ventos com forte intensidade no centro-leste de SC. Na quinta-feira (02) atuação da alta pressão deixa o dia com poucas nuvens, temperaturas baixas no estado, com chance de mínimas negativas no Oeste, Planaltos, Alto Vale.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/06)

Domingo (28) com ventos de sudeste/leste, com fraca a pontualmente moderada intensidade, em grande parte do estado e passando a nordeste na porção oeste no decorrer do dia.

Ondas com direção sul em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis e de até 1,0 m no Litoral Norte.