PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (30/06) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (30/06)

Formação do ciclone extratropical, de uma frente fria e o seu avanço favorecem pancadas de chuva com temporais isolados no estado. Maiores chances de temporais pontualmente mais fortes na porção oeste (entre manhã e tarde), Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte (a partir da tarde). Acumulados de chuva altos na porção oeste, Planaltos, Litoral Sul no decorrer do dia.  As temperaturas máximas não passam dos 15°C no Planalto Sul, de 16°C a 20°C na porção oeste, Planalto Norte, de 18°C a 25°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e podem chegar aos 28°C no Litoral Norte. A partir da noite e madrugada de quarta (01) as temperaturas caem bastante na porção oeste e Planaltos. Ventos de quadrante norte passando a oeste no decorrer do dia, com moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos moderadas a fortes, pontualmente podendo superar os 90 km/h, ao longo do dia em todo estado.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (01/07)

Devido a umidade vinda do oceano há chance de chuva fraca e bem isolada no Planalto Sul e Litoral Sul. Demais áreas, por conta da massa de ar polar, dia com algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas do Extremo Oeste aos Planaltos, Alto Vale (mínimas de 3°C a 7°C, podendo ter registros negativos em áreas dos Planaltos e Meio Oeste), de baixas a amenas nas demais áreas (de 9°C a 15°C). Ao longo do dia as temperaturas ficam baixas na porção oeste, Planaltos (máximas de 5°C a 12°C) e amenas no litoral e Vale ( de 14°C a 18°C). Ao longo da noite e madrugada de quinta (02) as temperaturas caem no litoral, Vale, se mantém baixas nas demais áreas do estado e permanece a sensação de frio. Ventos de oeste a sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade na porção oeste e de moderada intensidade no centro-leste do estado. Rajadas de ventos fortes, pontualmente podendo ultrapassar os 100 km/h, dos Planaltos ao litoral.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (02/07)

Massa de ar polar deixa dia com algumas nuvens no estado. Entre a noite e madrugada de sexta (03) há pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas mais altas do Planalto Sul. Amanhecer com chance de geada na porção oeste, Planaltos e temperaturas baixas em todo estado: mínimas de 0°C a 4°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 3°C a 9°C no Extremo Oeste, Oeste, Alto/Médio Vale, Litoral Sul e de 6°C a 12°C nas demais áreas. Ao longo do dia as temperaturas seguem baixas no Planalto Sul e porção oeste (máximas de 6°C a 13°C), ficam amenas nas demais áreas: de 11°C a 17°C no Planalto Norte, Alto/Médio Vale, Grd. Florianópolis, Litoral Sul e de 14°C a 19°C no Baixo Vale e Litoral Norte. A partir da noite as temperaturas voltam a cair em todo estado e permanece a sensação de frio. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos moderadas no litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (03) e sábado (04) com atuação da alta pressão, o que deixará os dias com poucas nuvens. As temperaturas seguem baixas entre a noite e madrugada no estado (podendo ficar abaixo dos 4°C na porção oeste, Planaltos, Alto Vale e variando de 4°C a 11°C nas demais áreas). Na parte da tarde com lento e gradual aumento, mas ainda ficam amenas, com as máximas até 14°C no Planalto Sul e variando de 15°C a 19°C nas demais áreas.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/06)

Terça-feira (30) com ventos de quadrante norte passando a oeste no decorrer do dia, com moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos moderadas a fortes, pontualmente podendo superar os 90 km/h, ao longo do dia em todo estado.

Ondas com direção leste a nordeste em todo litoral. Altura de 2,0 a 3,5 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis e até 2,0 m no Litoral Norte. Chance de ressaca do Litoral Sul até Florianópolis.