PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (30/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/09)

Dia começa com sol e poucas nuvens, mas a combinação de calor e umidade, à tarde, deve ocasionar chuva bem isolada e mal distribuída em áreas do Oeste. À tarde, a combinação de uma área de baixa pressão, calor e umidade favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais (que pontualmente poderão ser de forte intensidade) a partir da tarde em áreas do centro-leste do estado. À tarde as temperaturas sobem e faz calor em todo estado. Máximas chegam aos 40°C no Extremo Oeste, 28°C a 34°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, 31°C no Planalto Sul e de 30°C a 35°C nas demais áreas. Ventos de nordeste no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (30 km/h). Rajadas de ventos de ventos moderadas (até 55 km/h) em áreas da faixa costeira do Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (01/10)

Massa de ar quente deixa o dia com sol, poucas nuvens e calor no estado. À tarde, há chance de chuva de forma bem isolada, mal distribuída devido a umidade e calor. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, com mínimas de 13°C nas áreas mais altas do Planalto Sul e de 16°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas sobem bastante e faz calor. Máximas de 36°C a 42°C na porção oeste, Litoral Sul, 32°C a 38°C na Grd. Florianópolis, Vale, Litoral Norte, Planalto Norte e até 32°C no Planalto Sul. Ventos de nordeste no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (até 25 km/h). No Litoral Sul, os ventos passam a ser de leste. Rajadas de ventos isoladas no estado (até 40 km/h).

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02/10)

Permanece atuação da massa de ar quente, o que deixa o dia com sol, poucas nuvens e calor no estado. À tarde, há chance de chuva isolada, mal distribuída por conta do calor. A partir da noite a aproximação de uma frente fria favorece chuva isolada no Litoral Sul e Planalto Sul. Amanhecer com temperaturas amenas a altas para o horário, mínimas de 16°C a 32°C no estado. À tarde as temperaturas voltam a subir bastante e faz calor. Máximas de 35°C a 42°C na porção oeste, Planalto Norte, Vale, Litoral Norte, de 34°C no Planalto Sul, Grd. Florianópolis e até 29°C no Litoral Sul. Ventos de nordeste/leste no leste e de norte/noroeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada (até 30 km/h) intensidade.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (03) a atuação de uma frente fria favorece pancadas de chuva ao longo do dia no centro-leste do estado e a partir da tarde na porção oeste. No domingo (04) o afastamento da frente fria ainda deixa o dia com muitas nuvens e chuva isolada na faixa leste do estado, enquanto na porção oeste as condições melhoram ao longo do dia.

 

CONDIÇÃO DE VENTO E MAR (30/09)

Quarta-feira (30) com ventos de nordeste no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (30 km/h). Rajadas de ventos de ventos moderadas (até 55 km/h) em áreas da faixa costeira do Litoral Sul.
Ondas com direção leste e altura de 1,5 m a picos de 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas do litoral, ondas com direção sudeste e altura de 1,0 m a 1,5 m.