PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (30/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (30/11)

Frente fria oceânica com suporte do ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados (chuva de forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo, vendaval) no estado. Localmente, os acumulados de chuva podem ser elevados, principalmente no centro-leste do estado, o que pode ocasionar alagamentos, deslizamentos e enxurradas de forma pontual. À tarde, as temperaturas ficam mais altas entre o Litoral Norte, Vale, com máximas de 34°C a 37°C. Entre a Grd. Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Norte, Meio Oeste variam de 27°C a 32°C e nas demais áreas chegam aos 30°C. Ventos de nordeste/noroeste passando para quadrante sul ao longo do dia no estado, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h). Rajadas de ventos são esperadas associadas aos temporais. Assim, a alto risco para desastres.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01/12)

Circulação marítima favorece variação de nuvens, chuva nas áreas próximas ao litoral. Demais áreas, o dia começa com sol e poucas nuvens. Mas, à tarde, áreas de instabilidade ocasionam chuva isolada. A chuva deve ser mal distribuída, com isso, em uma cidade chove e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas de 11°C no Planalto Sul, 17°C a 21°C no litoral, Vale, 13°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas ficam mais altas na porção oeste (máxima de 29°C a 34°C). No Vale, Litoral Norte e Planalto Norte as máximas chegam aos 28°C, enquanto que nas demais áreas variam de 21°C a 25°C. Ventos de sudeste/leste no centro-leste de leste/nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h) no estado. Rajadas de ventos isoladas nas áreas próximas ao litoral, até 45 km/h. Logo, há baixo risco para desastres.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02/12)

Dia começa com sol e poucas nuvens no estado. Mas, a partir da tarde/noite, a aproximação de uma área de baixa pressão vinda da Argentina, combinada ao calor e umidade favorece pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados na porção oeste. Entre a noite de quarta e madrugada de quinta-feira (03) a chuva deve se espalhar para as demais áreas do estado. Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas de 11°C no Planalto Sul e de 15°C a 21°C no restante do estado. À tarde, as temperaturas sobem em todo estado, com máximas de 27°C a 34°C na porção oeste, Planalto Norte, de 26°C a 29°C nas demais áreas. Ventos de leste/nordeste no centro-leste e de nordeste/norte na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas no Litoral Sul a partir da tarde, até 55 km/h. Logo, há baixo a moderado risco de desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (03) uma baixa pressão sobre o RS favorece pancadas de chuvas a qualquer hora em Santa Catarina. Na sexta-feira (04)um sistema de alta pressão deixa o dia com sol e poucas nuvens em boa parte do estado, apenas no litoral há chance de chuva isolada a partir da noite por conta da circulação marítima.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/11)

Segunda-feira (30) com ventos de nordeste/noroeste passando para quadrante sul ao longo do dia no estado, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h). Rajadas de ventos são esperadas associadas aos temporais.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.