PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 14.04.2018 – PITER SCHEUER

nowcasting

ATENÇÃO 14/04/2018 – 17h09min – Pancadas de chuva moderadas a fortes com raios no Oeste nas próximas 2h. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 14/04/2018 – 17h09min – Chuva moderada persistente no Planalto Sul e Vale do Itajaí nas próximas 2h. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 16:04 14/04 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS no OESTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA 14/04/2018 – EPAGRI-CIRAM – Maré alta pode provocar alagamentos em Santa Catarina

Nos próximos dias, 14/04 a 16/04, há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia), vento do quadrante sul e às ondas altas (1,5 a 2,0 m) geradas pela passagem de uma frente fria e por um sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais mais baixos da costa que comumente registram este fenômeno: proximidades da Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela abaixo:

13.04.2018 Tabua da Maré

Argeu Vanz – Oceanólogo

Clóvis Corrêa- Meteorologista

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com mais nuvens e temperatura amena em SC

Sábado (14/04): CHUVA E TROVOADAS NO OESTE

Tempo: céu nublado a encoberto em SC. Chuva fraca no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, alternando com períodos de melhoria. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, condição de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, no período da tarde e noite.

Temperatura: mais amena.

Vento: sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: frente fria próxima ao litoral de SC, alta pressão no oceano e cavado influenciando o Estado.

Domingo (15/04): ACOMPANHAR O MONITORAMENTO

Tempo: mais nuvens com condição de chuva na madrugada e início da manhã no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte, e aberturas de sol no decorrer do dia. No Litoral e Vale do Itajaí, persiste a condição de chuva a qualquer hora, alternando com períodos de melhoria.

Temperatura: mais amena do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Sistema: cavado influenciando o Estado. Alta pressão no oceano, favorecendo entrada de umidade no leste de SC.

Segunda e terça-feira (16 e 17/04):

Tempo: sol entre nuvens em boa parte do Estado. No Litoral e Vale do Itajaí permanece a condição de chuva, alternando com períodos de melhoria.

Temperatura: mais amena do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (18/04):

Tempo: sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 19 a 29 de abril de 2018

O período começa com tempo mais firme com sol e algumas nuvens em SC, por influência de uma massa de ar mais seco. Por volta dos dias 25 e 26/04 uma nova frente fria deve passar pelo Sul, provocando chuva na maioria das regiões e na sequencia diminuição de temperatura. Até o momento não há indicativo de massa de ar frio intensa, esperada para esta época do ano.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta