PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 28.02.2018 – CARJR

nowcasting

ATENCAO SMS 28/02 19:38 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS no Oeste e Meio Oeste nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.
ALERTA 28/02 18:32 – RISCO ALTO DE DESLIZAMENTOS para SCHROEDER. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
 
ALERTA 28/02 18:37 – RISCO ALTO DE DESLIZAMENTOS para JARAGUA DO SUL. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
 
ALERTA 28/02 16:21 – TEMPORAIS ISOLADOS e risco de ALAGAMENTOS PONTUAIS, nas regiões do PLANALTO NORTE, LITORAL NORTE, VALE e Gde. FLORIANÓPOLIS. Procure abrigo. Ocorrências ligue 193 e 199.
 
________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

 AVISOS METEOROLÓGICOS – EPAGRI/CIRAM

 

AVISO 1 TEMPORAIS LOCALIZADOS EM SANTA CATARINA !

Início: 28/02/2018 às 14:00h

Fim: 28/02/2018 às 23:00h 

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA. 

Previsão: Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporais localizados, acompanhados de fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado. As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 60mm em uma hora.

Sistema: Cavado em superfície (baixa pressão) e jato subtropical no sul do Brasil, com elevados índices de calor e umidade do ar.

Publicação: 28/02/2018 – 10h40min.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

 

AVISO 2 – CHUVA PERSISTENTE NO LITORAL DE SANTA CATARINA !

Início: 02/03/2018 às 12:00h

Fim: 03/03/2018 às 23:59h

Regiões: LITORAL DE SANTA CATARINA.

Previsão: Chuva persistente. Nesses dois dias, acumulado médio de 60 mm, com pontuais que podem chegar em 100mm ou mais em localidades entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. A chuva mais volumosa é esperada entre a noite do dia 02/03 (sexta) e manhã do dia 03/03 (sábado).

Sistema: Baixa pressão no Litoral de SP com transporte de umidade do mar para o Litoral de SC.

Publicação: 28/02/2018 – 10h40min.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

 Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
 
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
 
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ________________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 CALOR E PANCADAS DE CHUVA ENTRE A TARDE E NOITE EM SANTA CATARINA – SEXTA E SÁBADO COM CHUVA INTENSA E PERSISTENTE NO LITORAL !

 

Quarta (28/02) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: manhã com sol na maior parte de SC, e com mais nuvens no Oeste e Meio Oeste. Entre a tarde e noite pancadas de chuva em todas as regiões de SC, com temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento forte e queda de granizo em algumas localidades, especialmente no Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Norte e na Grande Florianópolis. (veja AVISO 1).

Temperatura: alta, superando os 30°C na maior parte do Estado, com sensação de ar abafado em todas as regiões.

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

Sistema: durante a tarde e noite forte convecção, com formação de núcleos de instabilidade associada ao calor e um cavado no litoral de SC.

 

Quinta-feira (01/03) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA E TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol com aumento de nebulosidade pela manhã, em todas as regiões de SC. No decorrer da tarde pancadas isoladas de chuva, com risco de temporais muito isolados, principalmente do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.

Vento: Nordeste com variações de sudeste no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, e de nordeste e leste do Planalto ao Litoral, com intensidade fraca a moderada e rajadas no Litoral.

Sistema: durante a tarde e noite forte convecção (nuvens carregadas), com formação de núcleos de instabilidade associada ao calor.

 

Sexta-feira (02/03) – AVISO PARA CHUVA PERSISTENTE – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens com chuva no decorrer do dia em todas as regiões de SC. Pela manhã ocorrem períodos de aberturas de sol no Extremo Oeste. A chuva ocorre com mais intensidade e de forma persistente no Litoral, sobretudo a partir da noite na Grande Florianópolis e Litoral Norte. (veja AVISO 2).

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: Sudeste no Oeste e Meio Oeste e de nordeste e Leste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Sábado (03/03) AVISO PARA CHUVA PERSISTENTE – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aberturas de sol, com pancadas de chuva entre a tarde e noite do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. No Litoral mais nebulosidade a encoberto, com chuva em boa parte do dia, mais intensa e persistente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. (veja AVISO 2).

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: sudeste no Oeste e Meio Oeste e de leste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado com rajadas no litoral.

 

Domingo (04/03) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: nevoeiros ao amanhecer com sol com algumas nuvens em boa parte do dia, com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite em todas as regiões de SC.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste passando a nordeste do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, de leste no Litoral Norte e Grande Florianópolis, fraco e moderado com rajadas no litoral.

 

TENDÊNCIA de 05 a 14 de março de 2018

Entre os dias 05 e 07/03 ocorrem aberturas de sol com pancadas isoladas de chuva. A frente fria prevista para os dias 08 e 09/03 desloca-se pelo oceano no litoral do RS e SC, causando temporais isolados, principalmente em áreas próximas ao PR e no Planalto Sul e Litoral Sul de SC, próximas ao RS. Até dia 09/03 a temperatura estará elevada, com sensação de ar abafado. A partir do dia 10/03 a temperatura diminui com a chegada de um sistema de alta pressão (massa de ar frio).

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 28/02/2018 – 15h57min  – Risco de Granizo nas proximidades do município de Jaraguá do Sul na próxima hora (Epagri/Ciram)
 
ATENÇÃO 28/02/2018 – 15h15min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planaltos Norte e Sul, Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e áreas da Grande Florianópolis nas próximas 2h (Epagri/Ciram)
 
SMS – ATENCAO 28/02 15:02 – PANCADAS DE CHUVA e RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTOS NORTE/SUL, LITORAL NORTE, LITORAL SUL, VALE DO ITAJAÍ E GRANDE FLORIANÓPOLIS nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
 

SMS – Defesa Civil: ATENCAO 28/02 13:47 – PANCADAS DE CHUVA e RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS no EXTREMO OESTE na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

 
ATENÇÃO 28/02/2018 – 13h34min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Sul nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)
 
SMS – Defesa Civil: ATENCAO 28/02 13:26 – PANCADAS DE CHUVA e RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS no MEIO OESTE, PLANALTOS NORTE/SUL e ALTO VALE DO ITAJAÍ na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
 
ATENÇÃO 28/02/2018 – 13h23min – Pancada de chuva e descargas elétricas (raios) no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Litoral Sul nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO 28/02/2018 – 12h56min – Pancada de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)