Previsão para Defesa Civil 10/10/2013

Aviso Meteorológico: entre a tarde/noite de sexta (11) ao domingo (13), risco de temporal isolado com chuva forte e passageira em SC

Entre a tarde e a noite de sexta-feira (11/10), áreas de instabilidades que se formam entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul avançam em direção a Santa Catarina, com risco de temporal isolado com chuva forte e passageira. Essa condição de instabilidade se mantém durante o final de semana (12 e 13/10), alternando com períodos de melhoria e aberturas de sol. Observação: entre a tarde e noite de sexta-feira (11/10), risco de descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Previsão Voltada para Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE:

Quinta-feira (10/10), tempo seco com sol e aumento de nuvens em SC. No início da manhã há chance de chuva leve/isolada entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. Temperatura em elevação.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão no oceano. Sistema de baixa pressão próximo ao Paraguai, favorecendo aumento de nuvens em SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (11/10), sol com aumento de nuvens no Estado e chance de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Temperatura em elevação.

Observação: entre a tarde e noite risco de descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) entre o Paraguai e RS, com influência em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado e domingo (12 e 13/10), tempo instável com muitas nuvens e pancadas de chuva na maioria das regiões, alternando com períodos de melhoria e aberturas de sol.

Aviso: final de semana (12 e 13/10), com risco de temporal isolado com chuva forte e passageira. Observação: risco de descarga elétrica.

Na segunda-feira (14/10), sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva especialmente entre a tarde e noite. Temperatura mais elevada, com sensação de ar abafado, devido à elevada umidade do ar.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil