Previsão para os próximos 5 dias (05/05)

SEXTA-FEIRA (05)

A sexta-feira (05) será de variação de nuvens a nublado com previsão de chuva a qualquer momento do dia em todo estado. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul as chances são maiores de chuva, que podem vir acompanhadas de trovoadas. Isto se deve ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica em direção a SC associada a instabilidades atmosféricas. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas. À tarde, as temperaturas máximas variam de 24 a 27°C no litoral, Baixo/Médio Vale, Grande Oeste e de 21 a 24°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, de direção sudeste/leste a nordeste e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

Mar calmo a pouco agitado em SC. Ondas com direção sul a sudeste em todo litoral. Altura das ondas de 1,0 a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

SÁBADO (06)

No sábado (06) o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica em direção a SC e RS aliada a um centro de baixa pressão na Argentina favorece a formação de uma nova frente fria, o que deixa o dia com variação de nuvens, intercalando com períodos em que o sol aparece, com chance de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente em áreas próximas à divisa com o RS e na Grd. Florianópolis. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas de 17 a 22°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 15 a 18°C em grande parte de SC. À tarde, as máximas variam de 26 a 30°C no litoral, Vale do Itajaí, norte de SC e de 23 a 26°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, de direção de quadrante norte e rajadas ocasionais (em torno de 50 km/h) em localidades do litoral.

DOMINGO (07)

No domingo (07) o deslocamento de uma frente fria pelo RS e sua aproximação de SC favorece o tempo instável, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir do final da tarde nas áreas de divisa com RS. Nas demais áreas, dia com variação de nuvens intercalando com períodos em que o sol aparece. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 17 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 14 a 18°C em grande parte de SC. À tarde, as máximas ficam entre 21 a 23°C nas áreas altas da Serra, Grd. Fpolis. Serrana e de 25 a 31°C nas demais áreas do estado. Ventos de nordeste a norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (08) a atuação de uma frente fria deixa o tempo instável em SC, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados já pela madrugada nas áreas do Grande Oeste e Planaltos. No decorrer do dia a frente fria ocasiona pancadas de chuva e temporais isolados nas demais regiões. Na terça-feira (09) a frente fria se afasta do estado e uma área de alta pressão atua em grande parte do estado. A combinação destes sistemas favorece chuva nas áreas ao norte de SC e do Vale do Itajaí.