Previsão para os próximos 5 dias (06/07)

Elaborado em: 06/07/2024 às 05:00 – N° 187/2024

Meteorologista: Caio Guerra

SÁBADO (06)

No sábado (06), uma frente fria favorece chuva de forma abrangente pelo estado, começando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, em especial no Litoral Sul e Oeste, onde os volumes podem ser mais expressivos, trazendo risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas, especialmente no Litoral Sul a partir da noite. Nas demais áreas, entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, o tempo nublado predomina na maior parte do dia, com a chuva ocasional a qualquer hora. Com o tempo fechado e os ventos de sul, a sensação será de frio, com temperaturas máximas que não passam de 15°C na maior parte do estado e ficam abaixo de 10 nas áreas mais altas. Devido ao frio intenso, há risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. 

DOMINGO (07)

No domingo (07), a frente fria avança e intensifica as instabilidades no estado, favorecendo chuvas intensas e persistentes, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas. Os ventos sopram de direção sul, com rajadas entre 40 e 50 km/h nas áreas litorâneas. No amanhecer, as temperaturas variam de 4°C a 7°C nos pontos mais altos da Serra, de 7°C a 10°C no Extremo Oeste, Grd. Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí e de 10°C a 13°C nas demais regiões. À tarde, em função da chuva e da influência do ar frio, as temperaturas apresentam pouca variação com marcas entre 5°C e 10°C na Serra e Grd. Florianópolis Serrana e de 8°C a 15°C nas demais regiões. Apenas nas áreas ao norte do estado, próximas a divisa do paraná, as temperaturas se aproximam de 20°C.

SEGUNDA (08)

Na segunda-feira (08), o tempo segue nublado e com possibilidade de chuva, em especial nas áreas próximas ao estado do Paraná. O frio avança também nas áreas entre o Planalto Norte e Litoral Norte, onde as máximas não devem passar dos 15°C, assim como nas demais regiões do estado. Nas áreas mais altas as temperaturas variam de 7 a 12°C. A sensação ainda é de frio intenso, intensificado pelo predomínio dos ventos de quadrante sul, mantendo o risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (09), o tempo segue nublado, com possibilidade de chuvas nas áreas do centro-leste do estado. Além disso, as temperaturas também permanecem mais baixas, inclusive à tarde. Há moderado para ocorrências como alagamentos. Na quarta-feira (10) ainda amanhece com chuva devido a atuação de uma baixa pressão, em especial nas áreas litorâneas, entretanto, a tendência é de melhora nas condições de tempo até a noite, com a entrada de uma massa de ar seca na retaguarda.