Previsão para os próximos 5 dias (21/02) – 05:00

TERÇA-FEIRA (21)

Terça-feira (21) de tempo instável e muitas nuvens em SC. Dos Planaltos ao litoral com chuva persistente de fraca a moderada intensidade, por vezes podendo ser mais intensa, por conta de uma área de baixa pressão entre o litoral de SC e do RS que se desloca em direção ao alto mar aliada ao fluxo de calor e umidade vindo da região Amazônica. Não se descarta a ocorrência de temporais bem isolados no Vale do Itajaí e norte do estado. O risco é moderado para alagamentos, enxurradas, deslizamentos e ocorrências associadas aos temporais. No Grande Oeste a combinação do aquecimento diurno com a umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados a partir da tarde. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde, as temperaturas máximas variam de 24 a 29°C no Grande Oeste (podendo chegar aos 30°C no Extremo Oeste), até 27°C no Vale do Itajaí, norte de SC e de 20 a 25°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade em SC. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h, no litoral, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

Mar agitado no Litoral Sul e Grd. Florianópolis com ondas de sudeste/sul, altura de 1,5 m e picos de 2,0 m. Nas demais áreas litorâneas, mar pouco agitado, com ondas de sul e altura de 1,0 a 1,5 m.

 

QUARTA-FEIRA (22)

 Na quarta-feira (22) as instabilidades diminuem sobre o estado e o sol deve aparecer em boa parte de SC. Porém, a combinação do aquecimento diurno, umidade e de novas instabilidades vindas do estado do PR favorecem a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, em localidades do Vale do Itajaí e nas áreas de divisa com o PR. Nas demais áreas não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva bem isoladas e de rápida duração entre a tarde e noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 16 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí, perto dos 10°C na Serra e de 12 a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 29 a 34°C no Grande Oeste (podendo superar em cidades do Extremo Oeste) e de 25 a 29°C nas demais regiões. Ventos de sul passando para leste no centro-leste de SC e de nordeste no Grande Oeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

QUINTA-FEIRA (23)

Na quinta-feira (23) a combinação do calor, disponibilidade de umidade e a aproximação de cavados (áreas de baixa pressão alongadas) em vários níveis da atmosfera favorecem pancadas de chuva, que devem vir acompanhadas de temporais isolados em todo estado. O risco é baixo (no litoral e áreas próximas) a moderado (do Extremo Oeste aos Planaltos, Alto Vale) para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C na Serra, de 17 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí, de 15 a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26 a 32°C no Grande Oeste, Litoral Sul, de 20 a 25°C nas demais regiões. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, entre 40 a 55 km/h, em localidades do Litoral Sul.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (24) a combinação do calor, umidade e o deslocamento de cavados em vários níveis sobre SC ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais em todas as regiões do estado. No sábado (25) a combinação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica com a formação e avanço de uma nova frente fria ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais, que começam pelo Grande Oeste, áreas de divisa com o RS e avançam para as demais regiões do estado entre a tarde e noite.