Previsão para os próximos 5 dias (23/02) – 05:00

QUINTA-FEIRA (23)

A quinta-feira (23) será um dia de tempo instável em Santa Catarina, com predomínio da nebulosidade e chance de chuva ao longo do dia, especialmente no Litoral e no Vale do Itajaí. A chance de chuva aumenta no decorrer do dia, quando há maior chance para temporais e chuva mais volumosa, com risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais. Do Extremo Oeste ao centro do estado, os temporais ocorrem de maneira mais isolada, mas também podem vir acompanhados de chuva intensa e com raios, rajadas de vento e granizo, com risco moderado para ocorrências associadas. Amanhecer com temperaturas entre 12°C e 15°C na Serra e no Meio-Oeste e entre 16°C e 21°C nas demais regiões. Vento de leste a nordeste no Litoral e de nordeste  nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada. 

 

SEXTA-FEIRA (24)

A sexta-feira (24) é mais um dia de tempo instável e com chuva desde a madrugada pelo estado, que ocorre na forma de temporais no Grande Oeste e de maneira mais persistente no Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí, devido a formação de um sistema de baixa pressão entre o Litoral catarinense e do RS. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas, sobretudo entre o Litoral e áreas próximas. Amanhecer com temperaturas entre 19°C e 22°C no Litoral e entre 15°C e 18°C nas demais áreas do estado. Por conta do tempo mais encoberto, as máximas não devem ser altas, ficando em 27°C no litoral e no Oeste e entre 19°C e 25°C nas demais regiões. Vento de norte no interior do estado com fraca intensidade e de nordeste nas áreas costeiras, com rajadas entre 40 km/h e 50 km/h.

 

SÁBADO (25)

Final de semana inicia com tempo instável em Santa Catarina. No sábado (24), com a formação e avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil, há chance de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo entre a tarde e à noite no Grande oeste e em áreas de divisa com o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas. Entre o Litoral e o Vale do Itajaí o dia permanece com maior presença do sol durante o dia. Nestas áreas, a chance de chuva aumenta no final da noite, quando deve ocorrer de maneira isolada e passageira. O dia amanhece com temperaturas entre 19°C e 21°C nas áreas costeiras e entre 16°C e 18°C nas demais regiões do estado. À tarde, por conta do maior predomínio do sol, as máximas variam entre 31°C e 34°C no Litoral , Baixo e Médio Vale do Itajaí. Já no Grande Oeste, máximas entre 26°C e 28°C.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (26) a frente fria avança pelo estado, mas entre o final da manhã e à tarde ainda faz calor no litoral, com máximas acima dos 30°C. No interior do estado, onde há maior cobertura de nuvens, as temperaturas ficam amenas. Entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira (27), a frente fria avança pelo estado e há chance de temporais isolados, sobretudo no Litoral.