Previsão para os próximos 5 dias (24/03) – 05:00

SEXTA-FEIRA (24)

Sexta-feira (24) com presença de sol pela manhã em todas as regiões de SC. A partir da tarde, o forte calor combinado ao deslocamento de umidade, provocado pela formação de um sistema de baixa pressão no mar entre SC e o RS, favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, que tendem a ser mais intensos entre os planaltos e o litoral, onde os temporais apresentam chuva forte em curto período de tempo, além de raios, rajadas de vento e granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa em curto intervalo de tempo como alagamentos e enxurradas. À tarde faz calor e as máximas variam de 28 a 32°C no estado, podendo chegar aos 36°C no Extremo Oeste e aos 34°C no  Baixo e Médio Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Vento de nordeste a noroeste, com variação para sudeste/leste no litoral, ambos com intensidade fraca a moderada. Ondas de sul a sudeste em todo litoral catarinense, com altura de 0,5 a 1,0m e picos de 1,5m no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

 

SÁBADO (25)

Sábado (25) de sol e calor em SC, sobretudo pela manhã. Entre a tarde e a noite, volta a condição para chuva e temporais no estado, devido ao calor e a uma frente fria que avança pelo RS e se aproxima de SC. Associados aos temporais ocorrem raios, rajadas de vento e granizo, além de chuva intensa em curto período de tempo, deixando assim o risco moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas. No amanhecer temperaturas mínimas próximas dos 12°C na Serra, de 20 a 24°C no litoral e Vale do Itajaí e de 16 a 19°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas variam próximas dos 30°C em toda SC, chegando aos 36°C no Extremo Oeste. Vento de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre 40 e 60km/h a partir da tarde.

 

DOMINGO (26)

No domingo (26), a frente fria se desloca rapidamente por SC, mantendo o tempo instável com chuva ao longo do dia. De forma isolada, a chuva ocorre mais intensa e acompanhada por temporais, com raios e rajadas de vento. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. O tempo começa a estabilizar no final do tarde a partir das áreas de divisa com o RS, a medida em que uma massa de ar seco avança para o Sul do Brasil. No amanhecer temperaturas mínimas em torno de 13°C na Serra, de 20 a 23°C no litoral e Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais regiões. À tarde faz menos calor, se comparado aos dias anteriores, com as máximas chegando no máximo aos 30°C no Litoral, mas ainda superando este valor no Litoral Norte.  Vento de norte/noroeste fraco a moderado, virando para sudoeste/sul no final da manhã com rajadas fortes, principalmente no Litoral onde podem superar os 60km/h, deixando o mar agitado. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (27), tempo estável e presença de sol em todas as regiões de SC na maior parte do dia, ainda pela influência da massa de ar seco. Entre o final da tarde e a noite, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva no oeste do estado, devido a áreas de instabilidade que se formam no PR e se deslocam para SC. Na terça-feira (28) a massa de ar seco se afasta para o oceano, favorecendo o retorno das pancadas de chuva e das trovoadas no final do dia, por causa do calor.