Previsão para os próximos 5 dias (27/03) – 05:00

SEGUNDA-FEIRA (27)

A segunda-feira (27) será marcada pela presença de sol a poucas nuvens em SC por conta da atuação de uma alta pressão. Em algumas cidades do Litoral Norte, Baixo Vale a presença de nuvens tende a ser um pouco maior, com chance de chuvisco e/ou chuva fraca e bem isolada ao final da noite. Não há risco para ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas chegam perto dos 30°C em cidades do Extremo Oeste, Oeste e variam de 24 a 28°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, de sul a sudeste passando a leste ao final do dia e com rajadas ocasionais.

Ondas de direção de quadrante sul em todo litoral catarinense. Altura das ondas de 1,5  a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.

TERÇA-FEIRA (28)

Na terça-feira (28) a alta pressão se desloca em direção ao oceano e deixa o dia com variação de nuvens (intercalando com períodos de predomínio de sol) na metade leste de SC. Não se descarta a chance de chuva bem isolada no começo e ao final do dia. No Grande Oeste, boa parte do dia com sol a poucas nuvens, mas, entre a tarde e noite, o calor combinado com a umidade favorece condições para pancadas de chuva bem isoladas, que podem vir acompanhadas de trovoadas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às pancadas de chuva. Amanhecer com temperaturas amenas em boa parte de SC: perto dos 9°C em pontos da Serra, de 16 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 14 a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas se aproximam dos 31°C no Grande Oeste, 30°C do Litoral Sul e variam de 24 a 28°C nas demais regiões. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste e rajadas ocasionais.

 

QUARTA-FEIRA (29)

A quarta-feira (29) começa com sol e algumas nuvens em SC. Mas, a partir do final da manhã, a combinação do aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e instabilidades na atmosfera favorecem condições para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, em todo estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva pontualmente intensa em curto período de tempo, como destelhamentos, queda de árvores, falta de energia elétrica, alagamentos pontuais. Amanhecer com temperaturas perto de 12°C na Serra, 17 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C em grande parte de SC. À tarde, as máximas chegam aos 33°C no Extremo Oeste, Oeste, 30°C em cidades do litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí e entre 24 a 28°C nas demais regiões. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste a norte e rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

Na quinta-feira (30) a aproximação e passagem de uma nova frente fria em alto mar combinada com o aquecimento diurno favorecem condições para pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, entre a tarde e noite. Na sexta-feira (31) a rápida formação e avanço em direção a SC de uma nova frente fria favorece condições para pancadas de chuva com temporais a partir do final da tarde em todas as regiões do estado.