Previsão para os próximos 5 dias (29/03) – 05:00

QUARTA-FEIRA (29)

A quarta-feira (29) será de tempo instável, calor em SC por conta da aproximação de uma frente fria em alto mar. Com isso, a partir da tarde, há previsão de pancadas de chuva com temporais e chuva pontualmente intensa em todas as regiões do estado, com destaque para áreas do Meio Oeste ao litoral. O risco é moderado a alto para danos relacionados aos raios, ventos intensos, eventual queda de granizo, alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais. À tarde, as temperaturas máximas variam de 27 a 31°C no estado, com destaque para o Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul que podem chegar aos 34°C. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais, principalmente relacionadas aos temporais.

Mar pouco agitado, com ondas de direção sudeste e altura de 1,0 a 1,5 m em todo litoral catarinense.

 

QUINTA-FEIRA (30)

Na quinta-feira (30) o deslocamento de uma frente fria em alto mar combinada com o calor, umidade ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, entre a tarde e noite. O risco é baixo a moderado para danos relacionados aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 11 a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 16 a 23°C nas demais áreas. À tarde, as máximas se aproximam dos 30°C em todas as regiões. Destaque para o Extremo Oeste (perto dos 36°C), Litoral Norte, Baixo/Médio Vale (perto de 34°C). Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção predominante do quadrante norte.

SEXTA-FEIRA (31)

A sexta-feira (31) começa com sol e poucas nuvens em SC. Porém, a formação e aproximação de uma nova frente fria combinada ao calor favorece, a partir da tarde, pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, principalmente em cidades do Grande Oeste ao Litoral Sul. O risco é moderado para danos relacionados aos temporais e a chuva pontualmente intensa em curto período de tempo. Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C na Serra e de 16 a 23°C em boa parte do estado. À tarde, as máximas ficam perto dos 30°C em todas as regiões de SC. Destaque para cidades do litoral, Baixo/Médio Vale, Extremo Oeste, que ficam entre 33 a 36°C. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção nordeste (no centro-leste) a noroeste (oeste de SC) passando para de quadrante sul a partir do final da noite. Rajadas de ventos, em torno de 50 a 70 km/h, associadas aos temporais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a madrugada e manhã de sábado (01) a frente fria se afasta do estado e ainda ocasiona pancadas de chuva. No decorrer da manhã as condições do tempo já melhoram em boa parte do estado. A área de baixa pressão, que acompanha esta frente fria, favorece rajadas de ventos (de 50 a 80 km/h) no litoral e áreas próximas. No domingo (02) o estabelecimento de uma alta pressão deixa SC com sol e poucas nuvens. À noite, por conta dos ventos úmidos vindos do mar, há chance de chuva isolada no litoral catarinense.