PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 07.10.2017

nowcasting

ATENÇÃO – 07/10/2017 22h50min: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com raios no Oeste e Meio-Oeste de SC, estendendo-se para as demais regiões na madrugada. Risco de temporal isolado especialmente nas áreas de divisa com o PR (Epagri / Ciram)

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO 07/10/2017 – EPAGRI/CIRAM 

Acompanhar atualizações de boletins !

 

AVISO 1 – temporais localizados com granizo

Início: 07/10/2017 às 14:00h

Fim: 07/10/2017 às 23:59h 

Regiões: Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte.

Previsão: chuva com condição de descarga elétrica e temporais localizados com granizo.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

 

____________________________________________________________

 

AVISO 2 – chuva e temporais localizados com granizo

Início: 08/10/2017 às 00:00h

Fim: 08/10/2017 às 21:00h 

Regiões: todas, sobretudo o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Previsão: chuva com condição de descarga elétrica e temporais localizados com granizo.

Condição favorável para acumulado elevado de chuva no período, com pontuais em torno de 60 mm especialmente no Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sistemaformação de um sistema de baixa pressão próximo à costa de SC.

A semana segue com tempo instável e chuva frequente no Estado, por vezes com acumulados de chuva significativos e temporais em algumas regiões.  

Gilsânia Cruz –  Meteorologista

____________________________________________________________

 

 AVISO 3 – Chuva persistente com elevados totais

Início: 07/10/2017 às 17:00h

Fim: 08/10/2017 às 10:00h

Regiões: Litoral Norte, em especial a região de Joinville e áreas vizinhas .

Previsão: Chuva persistente, acumulando elevados totais, com pontuais que podem chegar a 60 e 80 mm no período.

Sistema: efeito da circulação marítima (transporte de umidade do mar para o litoral de SC).

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

AVISO MARÍTIMO 06/10/2017 – EPAGRI/CIRAM 

RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC !
 

Início: 07/10/2017 às 08:00h
 
Fim: 08/10/2017 às 23:00h
 
Durante o fim de semana retorna a condição de ressaca no Litoral de SC. Ondas vindas de Nordeste (NE) a Sudeste (SE) com período curto (entre 6s e 7s) e altura de até 2 m atingem o litoral no sábado.
 
No domingo a ondulação de Sudeste (SE) a Nordeste (NE) com período entre 8s e 9s ganha força, em especial no Litoral Sul do estado, podendo ultrapassar os 2,5 m.
 
Associado as ondas pode ocorrer o empilhamento das águas na costa. No sábado à tarde e domingo pela manhã esse empilhamento se intensifica em decorrência do vento de quadrante sul/sudeste, podendo causar inundações costeiras nas áreas mais baixas da costa catarinense.
 
Recomenda-se especial atenção para os horários de maré astronômica cheia, quando o nível do mar ficará ainda mais elevado, de acordo com a Tabela anexa.
WhatsApp Image 2017-10-06 at 09.43.52
 
ATENÇÃO: Devido a ressaca ocorrida nas últimas semanas, a linha de costa está bastante comprometida em algumas praias. A ressaca prevista para este fim de semana pode agravar a erosão costeira na costa de SC.
____________________________________

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.
 
Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

____________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ____________________________________________________________

 

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 

Próxima semana úmida com chuva frequente em SC!

Sábado (07/10): PANCADAS DE CHUVA COM RISCO DE TEMPORAL. ACOMPANHAR O MONITORAMENTO!

Tempo: instável com predomínio de nuvens em SC, chuva fraca pela manhã. A partir da tarde há previsão de pancadas de chuva com risco de temporais localizados e granizo no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte (Aviso 1). A chuva deve ocorrer de forma isolada nas outras regiões até à noite.

Temperatura: amena, com pouca variação devido à nebulosidade.

Vento: sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria se afasta de SC no decorrer do dia. Cavado (área alongada de baixa pressão) mantém a instabilidade em SC.

Domingo (08/10):

Tempo: instável com condição de chuva em SC. Risco de temporais localizados com chuva forte especialmente Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis (Aviso 2).

Temperatura: amena devido a cobertura de nebulosidade.

Vento: sudeste a nordeste/noroeste, moderado com rajadas fortes no Litoral.

Sistema: formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa de SC.

Segunda-feira (09/10):

Tempo: mais nuvens e condição de chuva no Oeste, se estendendo as demais regiões no decorrer do dia, devido a um cavado. Risco de temporais localizados com chuva forte e granizo especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte.

Temperatura: amena no Oeste e em elevação com sensação de ar abafado nas demais regiões.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (10/10):

Tempo: instável com pancadas de chuva no Estado, devido ao cavado e aproximação de uma nova frente fria. Risco de temporais localizados com ventania e granizo.

Temperatura: estável com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (11/10):

Tempo: instável com chuva a partir da manhã no Oeste e Sul do Estado, e nas demais regiões no período da tarde e noite, devido ao avanço da frente fria. 

Temperatura: estável com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 12 a 22 de outubro de 2017

Nos dias 12 e 13 persiste a condição de chuva em SC, devido a influência de mais um cavado. Indicativos de chuva também para os dias 15 e 16, e 20, por influência de duas frentes frias. No restante do período, o sol deve aparecer entre nuvens. Em relação à temperatura, a previsão é de pequena queda no dia 13 com a chegada de uma massa de ar mais frio ao Sul do Brasil.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

 

ATENÇÃO – 07/10/2017 17h40min: Nas próximas 2 horas, risco para pancadas de chuva com raios e risco de temporais com granizo no Extremo Oeste de SC.(Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO – 07/10/2017 – 16h45min: Nas próximas 2 horas, risco de rajadas de vento de 50 a 70 km/h na Grande Florianópolis (vento sul) e Litoral Norte (vento leste). (Epagri/Ciram).