PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 04.11.2017

nowcasting

ATENÇÃO – 05/11/2017 00h:10 – Nas próximas horas da madrugada, persiste a condição de rajadas de vento da ordem de 40 à 60 km/h no litoral de SC.

___________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO METEOROLÓGICO – atualizado 04/11/2017

Atenção: chuva e temporal localizado

Início: 04/11/2017 às 11:00h

Fim: 04/11/2017 às 18:00h

Regiões: Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

Previsão: chuva com descarga elétrica (raios). Risco de temporal localizado com fortes rajadas de vento, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.

Acumulado de chuva: foram registrados totais de chuva de 40 a 60 mm no Oeste de SC, entre a madrugada e manhã do dia 04/11 (totais em 6 horas). Na tarde do dia 04/11, pontuais de chuva previsto em torno de 30mm.

Sistema: passagem de uma frente fria por SC.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
 _________________________________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Sábado (04/11): CHUVA COM TEMPORAIS LOCALIZADOS NO OESTE E PLANALTO NORTE DE SC.

Tempo: nebulosidade e chuva com descarga elétrica, em todas as regiões, especialmente à tarde. Atenção para a condição de chuva mais intensa e risco de temporal localizado no Oeste, onde a chuva ocorre desde a madrugada (ver Aviso). A condição de chuva é menor para as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: mais elevada no norte de SC.

Vento: nordeste/noroeste virando para sul no final do dia, moderado com rajadas intensas, principalmente do Oeste ao Planalto Sul.

Sistema: centro de baixa pressão no sul do Paraguai influenciando o Oeste de SC e passagem de frente fria no litoral do RS para SC.

Domingo (05/11):

Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, sol com mais nuvens no início do dia. No Litoral Sul, tempo mais fechado, com chuva e fraca isolada, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol com variação de nuvens.

Temperatura: em declínio devido à chegada de uma massa de ar mais frio.

Vento: sul a sudeste no litoral, com rajadas mais intensas, e de sudeste a nordeste no interior, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar mais frio) no sul do Brasil influenciando principalmente o leste de SC.

Segunda-feira (06/11):

Tempo: No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, pancadas de chuva bem isolada à tarde. No Litoral Norte, tempo mais fechado, com chuva fraca e isolada, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens.

Temperatura: mais alta no Oeste e mais amena no Litoral.

Vento: sudeste a leste no litoral, e de sudeste a nordeste no interior, fraco a moderado.

Terça e quarta-feira (07 e 08/11):

Tempo: mais nuvens e condição de chuva fraca na Grande Florianópolis e Litoral Norte, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol com mais nuvens no norte do Estado.

Temperatura: mais alta no Oeste e mais amena no Litoral.

Vento: leste no litoral, com rajadas mais intensas,  e de nordeste no interior, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 09 a 18 de novembro de 2017

Em torno do dia 10//11, frente fria com passagem rápida por SC, sem indicativo de totais elevados de precipitação. Logo após, permanece um tempo mais seco por vários dias, o que é característico em meses de novembro. Nesse período, temperatura mais amena nas madrugadas, no leste do Estado.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 04/11/2017 – 09h24min -Pancadas de chuva e descarga elétrica no Planalto Sul nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 04/11/2017  – 07h49min – Chuva localmente forte e condição de temporal com granizo no Oeste de SC, divisa com o Paraná, nas próximas 3h (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 04/11/2017 – 07h18min – Rajadas de vento N, de 50 a 70km/h no Oeste e Meio Oeste nas próximas 3h (Epagri/Ciram).

ALERTA SMS 4/11 05:34 – ALERTA de TEMPESTADE para Caibi e Riqueza. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193.

ALERTA SMS 04/11 05:52 – ALERTA de TEMPESTADE para Dionisio Cerqueira. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193.

OBSERVAÇÃO 04/11/2017 – 11h55min -Pancadas de chuva e descarga elétrica no Litoral Norte nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 04/11/2017 – 10h39min -Pancadas de chuva e descarga elétrica no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral e Sul e Grande Florianópolis Serrana nas próximas 2h (Epagri/Ciram).