Previsão Voltada para Defesa Civil 06.01.2017

nowcasting

MONITORAMENTO SDC 06/01/2017 – 21h43min – Permanece a condição de pancadas de chuva entre o Meio Oeste e o Norte de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

Observação 2

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – ACUMULADO SIGNIFICATIVO DE CHUVA NO LITORAL

Inicio: 12:00h de 08/01/2017

Fim: 23:59h de 08/01/2017

Regiões: Litoral.

Previsão: pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos.

Acumulado: 50mm em média, com pontuais de 70mm.

Sistema: frente fria e sistema de baixa pressão no oceano, litoral de SC.

—————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a DefesaCivil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

—————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

—————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

————————————————————————————————

PREVISÃO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (Epagri/Ciram)

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sexta-feira (06/01):

Tempo: Permanece com muitas nuvens em SC e aberturas de sol em alguns períodos. Condição de pancadas de chuva com trovoada entre a tarde e noite, especialmente para as regiões do Oeste e Norte do Estado e Grande Florianópolis. Ressalta-se que as chuvas devem ser menos intensas em relação ao observado nos dias anteriores.

Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores, com máxima em torno de 30°C no Oeste e Litoral.

Vento: Sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: alta pressão no oceano, litoral sul do Brasil, e frente fria no litoral do Paraná.

Sábado (07/01):

Tempo: O sol aparece mais em todo o Estado, principalmente no período da manhã. À tarde e noite, pancadas de chuva e trovoada isolada em todas as regiões, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.

Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste e Sul do Estado.

Vento: Sudeste a nordeste, do Oeste ao Sul do Estado, e de sudeste a leste, e com rajadas mais intensas, nas demais regiões.

Sistema: baixa pressão no oceano, entre o litoral de SC e de SP.

Domingo (08/01):

Tempo: Sol com pancadas de chuva e trovoada isolada à tarde e noite, em todas as regiões. Especialmente no Litoral de SC, condição de chuva mais intensa, devido ao predomínio de uma baixa pressão no mar, entre o litoral de SP e de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: Nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (09/01):

Tempo: O sol aparece mais em todo o Estado, com pancadas de chuva mais isoladas em todas as regiões, devido ao afastamento da baixa pressão do litoral de SC em direção ao mar.

Temperatura: elevada.
Vento: Noroeste a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (10/01):

Tempo: Sol com pancadas de chuva e trovoada isolada à tarde e noite, em todas as regiões. Condição de chuva mais intensa no Oeste, Planalto Norte e Litoral de SC, devido ao predomínio de baixas pressões no Sul do Brasil.

Temperatura: bem elevada.

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 11 a 20/01 de 2017

O período será marcado pela diminuição da condição de chuva em SC. As pancadas de chuva típicas de verão devem ocorrer de forma mais isolada, com menor intensidade e frequência. Especialmente entre os dias 14 e 15, as pancadas de chuva serão mais intensas e generalizadas no Estado, devido à passagem de uma frente fria no litoral sul do Brasil.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO 06/01/2017 – 19h52min – Pancadas de chuva entre o Meio Oeste e o Norte de SC nas próximas 2 horas, podendo ser mais intensa no Planalto Norte na divisa com o PR (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 06/01/2017 – 17h40min – Linha de instabilidade em deslocamento do Planalto Norte para o Alto Vale nas próximas 2 horas provocam pancadas de chuva moderada com raios e rajadas de vento.(Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 06/01/2017 – 16h36min – Pancadas de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento forte (acima de 60 km/h) no Planalto Sul (próximo a Lages), nas próximas 1 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 06/01/2017 – 15h40min – Pancadas de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento forte (acima de 60 km/h) no Meio Oeste e Planalto Norte, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta