Previsão Voltada para Defesa Civil 07/12/2013

 Aviso Meteorológico: Entre segunda e terça-feira (09 e 10/12), áreas de baixa pressão se intensificam no Sul do Brasil causando chuva a partir da tarde de segunda-feira em todas as regiões catarinenses. Entre a tarde de segunda-feira (09) e na madrugada e manhã de terça-feira (10) há risco de temporais com chuva forte, vendaval (rajadas acima de 60 km/h) e granizo isolado. Nesses dias o acumulado de chuva esperado varia entre 30mm em média para a maior parte do Estado, e 80mm em algumas localidades do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. O sistema de baixa pressão mantém a condição de instabilidade e chuva para a manhã de quarta-feira (11/12). Acompanhe atualizações. 

Fonte: Epagri/Ciram

 Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Fonte: Epagri/Ciram 

Sábado (07/12): Variação de nebulosidade em SC. Mais encoberto pela manhã do Planalto ao Litoral. Entre a tarde e noite há chance de pancadas isoladas de chuva, típicas de verão, isoladas e passageiras, especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura em elevação, calor à tarde. Observaçãorisco de descarga elétrica isolada (raios). Sistema Meteorológico: Jato Subtropical sobre SC e RS e convecção associada ao aquecimento do dia. 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

 Domingo (08/12): Mais nuvens pela manhã com presença de sol na maior parte do dia em SC, chance de chuviscos no início da manhã na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva devido ao calor (isoladas e passageiras) especialmente no Oeste, Meio Oeste e Grande Florianópolis. Temperatura em elevação, calor à tarde. Observaçãorisco de descarga elétrica isolada (raios). Sistema Meteorológico: Convecção associada ao aquecimento do dia.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:  

Na maior parte do dia de segunda-feira (09/12), presença de sol com aumento de nuvens com pancadas de chuva no decorrer da tarde, devido ao forte aquecimento e à intensificação de áreas de baixa pressão com o avanço de uma frente fria. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. 

Na terça-feira (10/12), a frente fria avança por SC, provocando pancadas de chuva na madrugada e manhã, com temporais e chuva forte por alguns momentos, melhorando com aberturas principalmente à tarde do Oeste ao Sul de SC. 

AVISOEntre a tarde de segunda-feira (09) e na madrugada e manhã de terça-feira (10) há risco de temporais com chuva forte, vendaval (rajadas acima de 60 km/h) e granizo isolado. 

Na quarta-feira (11/12), aberturas de sol, com mais nuvens e chuva pela manhã no Litoral Sul e da Grande Florianópolis ao norte de SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil