PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 10.06.2017

nowcasting

Sem Avisos!

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO METEOROLÓGICO – 10/06/2017

ATENÇÃO: FRIO INTENSO EM SC

Atualizado às 09h00min

AVISO: Geada

Inicio: 11/06/2017 às 00:00 h

Fim: 11/06/2017 às 09:00 h

Regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí, região serrana de Florianópolis.

Previsão: geada no Meio-Oeste e Planaltos com temperatura mínima negativa próxima de 0 °C. Nas demais regiões, geada mais isolada com temperatura positiva próxima de 0 °C

Laura Rodrigues –  Meteorologista

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO NO LITORAL DE SC !

Inicio: 09/06/2017 às 10:00h

Fim: 10/06/2017 às 12:00h

Região: LITORAL DE SC.

Mar: Agitado com ondas em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m, mais altos ao sul de Florianópolis, desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema:  Ciclone no oceano, afastado da costa do RS.

Atualizado às 10h00min de 09/06/2017.

Gilsânia Cruz –  Meteorologista Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sábado e domingo (10 e 11/06):

Tempo: seco e ensolarado.

Temperatura: mínima próxima de 0°C com geada do Oeste ao Planalto, e geada mais isolada no Alto Vale e Florianópolis Serrana (ver Aviso Meteorológico). No domingo, máxima mais elevada.

Vento: sudoeste passando a nordeste no decorrer do domingo, fraco.

Sistema: massa de ar frio e seco no Centro-Sul do Brasil.

Segunda-feira (12/06):

Tempo: sol e pouca nebulosidade em SC, com nevoeiros ao amanhecer.

Temperatura: mínima baixa na madrugada e amanhecer, com geada nas áreas altas do Planalto. Máxima mais elevada.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Terça e quarta-feira (13 e 14/06):

Tempo: nevoeiros ao amanhecer e sol com aumento de nuvens no decorrer do dia.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 15 a 24 de junho de 2017

Tempo seco na maior parte do período. Passagem de frente fria entre os dias 17 e 18/06, e outra em torno do dia 23/06, mas sem indicativo de chuva significativa associada. A temperatura fica mais elevada no início do período, diminuindo entre os dias 19 e 22/06, após a passagem da frente fria.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta