PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 21.10.2017

nowcasting

ATENÇÃO – 21/10/2017 – 12h57min: Nas próximas 3 horas, chuva persistente, moderada a localmente forte, com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. (Epagri/Ciram)

21/10 11:32 – ALERTA de TEMPESTADE para Ilhota, Tijucas, Angelina, Navegantes, Luiz Alves, Barra Velha e Penha. Busque abrigo. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193.

21/10/2017 – 11h15min: Pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de rajadas de vento acima de 60 km/h  do Planalto ao Litoral nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

21/10 10:50 – ALERTA de TEMPESTADE para Blumenau, Timbó, Botuverá, Nova Trento, Pomerode, Guabiruba, Brusque, São João Batista, Gaspar, Corupá e Jaraguá do Sul. Busque abrigo. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193.

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
____________________________________________________________

AVISO 1

Início: 21/10/2017 às 08:00h

Fim: 21/10/2017 às 23:50h

Regiões: Todas.

Previsão: chuva com descarga elétrica e risco de rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h).

Acumulado de chuva: 20 a 50 mm em média.

Sistema: formação de um ciclone extratropical na costa do RS, com passagem de frente fria por SC.

Marcelo Martins e Clóvis Correa –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

AVISO 2

Início: 21/10/2017 às 00:00h

Fim: 21/10/2017 às 21:00h

Regiões: Todas as regiões de SC.

Previsão: Chuva com descargas elétricas (raios) e risco de rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h).

Acumulado de chuva: 20 a 50 mm em média.

Sistema: Formação de um ciclone extratropical na costa do RS, com passagem de frente fria por SC.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO MARÍTIMA 20/10/2017 – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E MAR AGITADO NO LITORAL DE SC !

Acompanhar atualizações de boletins

Início: 22/10/2017 às 12:00h

Fim: 24/10/2017 às 15:00h

Região: Litoral de SC.

Vento: Sudoeste a sul, moderado a forte com rajadas de 50 a 60 km/h no domingo e segunda-feira.

Mar: Agitado com altura de onda de 2.0 a 2.5 m próximo à costa e picos de 3,0 a 3.5 m em áreas mais afastadas, com risco de ressaca no domingo e segunda-feira. Condição desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema: Ciclone extratropical no litoral do RS e Uruguai.

Clóvis Corrêa e Gilsânia Cruz – Meteorologistas Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC 21/10/2017 – EPAGRI/CIRAM

Sábado com tempo instável e chuva em SC

Domingo com melhora no tempo e declínio de temperatura

Sábado (21/10):

Tempo: encoberto com chuva e descarga elétrica em todas as regiões. (Ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: segue amena devido a cobertura de nuvens.

Vento: norte passando para sul, moderado com rajadas intensas (acima de 60 km/h).

Sistema: cavado (área de baixa pressão alongada) em médios níveis da atmosfera e formação de um ciclone extratropical próximo à costa do RS.

Domingo (22/10):

Tempo: encoberto, melhorando no início do dia com presença de sol em SC.

Temperatura: em declínio, frio à noite com o avanço de uma massa de ar frio.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no sul e litoral de SC, devido a um ciclone extratropical na costa do RS.

Segunda e Terça-feira (23 e 24/10):

Tempo: sol com poucas nuvens em SC.

Temperatura: mais baixa na madrugada, negativa com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: sul/sudeste passando a nordeste na terça, fraco a moderado.

Quarta-feira (25/10):

Tempo: No Oeste e Meio Oeste, presença de sol com aumento de nuvens com pancadas de chuva e descargas elétricas entre a tarde e noite. Nas demais regiões, presença de sol com muitas nuvens.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 26 de outubro a 05 de novembro de 2017

No dia 26, passagem de uma frente fria provocando chuva. Entre os dias 29 a 31, uma segunda frente fria, provocando chuva em SC. No início de novembro, a previsão é de tempo mais seco.

Clóvis Corrêa – Meteorologista

defesa civil