Previsão Voltada para Defesa Civil 24.02.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 24/02/2017 – 23h51min – Nas próximas 2 horas, persiste a condição de pancadas de chuva localizadas entre o Meio Oeste e o Planalto Sul e Norte de SC.(Epagri/Ciram)

MONITORAMENTO SDC 24/02/2017 – 22h31min – Persiste a condição de pancadas de chuva localizadas no Meio Oeste de SC na próxima hora.(Epagri/Ciram).

 ——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira (24/02):
Tempo: o sol aparece entre nuvens na maioria das regiões. No período da tarde e noite pancadas isolada de chuva. Risco de temporal localizado.
Temperatura: elevada, porém mais amena em relação ao últimos dias.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: influência de um cavado (área de convergência de ventos) em SC.
——————————————-

Sábado (25/02):
Tempo: mais nuvens no Litoral e norte do Estado, com chance de chuva na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia ocorrem aberturas de sol na maioria das regiões. A partir da tarde, pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: sudeste, fraco a moderado.
Sistema: ventos úmidos do mar influenciando o Litoral e norte de SC. No período da tarde, convecção isolada.
——————————————-
Domingo a terça-feira (26 a 28/02):
Tempo: seco na maior parte do Estado, com mais nuvens e chance de chuva no Litoral e áreas próximas, especialmente no período noturno e início da manhã, devido aos ventos úmidos do mar.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: sudeste a leste no Litoral e norte do Estado, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

 TENDÊNCIA de 01 a 10 de março de 2017

O mês começa com tempo mais seco e temperatura em elevação em SC. A partir do dia 03 as pancadas de chuva de verão retornam ao Estado. Essa condição se estende até o fim do período, com indicativos de uma frente fria a passar pelo Sul do Brasil, próximo ao dia 06.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 ——————————————————————————————————————-

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil 

 

 
AVISOS ANTERIORES:
 
ATENÇÃO 24/02/2017 – 19h55min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com descargas elétricas (raios) do Planalto ao Litoral de SC.(Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 24/02/2017 – 17h46min – Persiste a condição de pancadas de chuva moderadas a fortes, com descarga elétrica nas regiões Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2h.(Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 24/02/2017 – 14h27min – Pancadas de chuva moderadas a fortes, com descarga elétrica, no Litoral Sul nas próximas 2h.(Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 24/02/2017 – 13h38min – Pancadas de chuva com descarga elétrica nas regiões Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte nas próximas 2 h.(Epagri/Ciram)