AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 01.06.2018 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 01/06/2018 21:53 – Pancadas isoladas de chuva fraca e localmente moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 3 horas

______________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________ 

diario.png

AVISO MARÍTIMO e OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 01/06/2018 – EPAGRI/CIRAM
 
 

AVISO MARÍTIMO: VENTO FORTE E MAR AGITADO 

Início: 02/06/2018 às 09:00h 

Fim: 03/05/2018 às 23:00h 

Região: Litoral Sul a Florianópolis. 

Previsão: vento forte de até 70km/h e mar agitado com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m, em áreas afastadas da costa. 

Sistema: ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do RS.

 

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA: DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

 Início: 02/06/2018 às 08:00h

Fim: 03/06/2018 às 08:00h

Regiões: todas, sobretudo as áreas altas de SC.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. No amanhecer de domingo (03/06) temperatura mínima de 0°C a 4°C e condição de geada nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, e variando de 5°C a 10°C no Litoral e Vale do Itajaí.

Sistema: avanço de uma nova massa de ar frio por SC.

 

Gilsânia Cruz, Marcelo Martins e Clóvis Corrêa – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

     ________________________________________________________________

  RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC  
    
Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

 
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
________________________________________________________________
 
 

AVISO, OBSERVAÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
 
 Temperaturas em declínio e condição de chuva nesta sexta-feira e sábado.
Amanhecer de domingo com risco de geada do Oeste ao Planalto.

                                                                                                     

Sexta-feira (01/06) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA! – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

 Tempo: no Oeste chuva, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e condição de chuva isolada no decorrer do dia. A previsão é chuva mal distribuída com acumulado pouco significativo!

 Temperatura: em pequena elevação, diminuindo no fim do dia.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 Sistema: passagem da frente fria de fraca intensidade por SC.

 

 Sábado (02/06) – AVISO PARA MAR AGITADO – DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – RAJADAS INTENSAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

 Tempo: predomínio de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia, em SC. Na madrugada e manhã, condição de chuva do Planalto ao Litoral, especialmente no norte do estado.

 Temperatura: em declínio, a mínima ocorre à noite.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Mar: agitado com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m, em áreas afastadas da costa.

 Sistema: frente fria se afasta e uma massa de ar frio avança por SC.

  

 Domingo (03/06) – AVISO PARA MAR AGITADO – DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA  RISCO DE GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO OESTE E PLANALTO ! – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

 Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões.

 Temperatura: baixa em todas as regiões, devido à massa de ar frio, com mínimas ao amanhecer de 0°C a 4°C e geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Mar: agitado com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m, em áreas afastadas da costa.

 

 Segunda-feira (04/06) – OBSERVAÇÃO PARA RISCO DE GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO PLANALTO SUL! – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

 Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, condição de chuva à noite, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná, devido a um cavado (área de baixa pressão).

Temperatura: baixa na madrugada com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação devido ao afastamento da massa de ar frio.

Vento: sul a sudeste, fraco.

 

 Terça-feira (05/06) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

 Tempo: no Litoral e norte do Estado chuva na madrugada e início do dia, melhorando com diminuição de nebulosidade e aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, predomínio de nuvens e condição de chuva fraca, devido a umidade associada a um sistema de baixa pressão no litoral do RS.

Temperatura: em declínio no decorrer do dia, com a chegada de uma nova massa de ar frio.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 06 a 15 de junho de 2018

 O período começa com temperatura baixa em SC e maior umidade no Oeste e Sul do Estado. Nos dias 08 a 10 há previsão de chuva para todo o Estado, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e formação de uma nova frente fria. Na sequência, uma nova onda de frio deve atingir o Sul do Brasil, declinando a temperatura e mantendo o tempo mais seco.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta 
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ALERTA VIA SMS 01/06 18:37 –  PANCADAS DE CHUVA com intensidade moderada e localmente forte, para a região do LITORAL SUL, nas próximas 2hs. Procure abrigo. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA SMS 01/06 17:08  –  PANCADAS DE CHUVA com possibilidade de GRANIZO isolado para a região do LITORAL SUL. Procure abrigo. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 01/06 12:27 – Pancadas isoladas de chuva moderada (localmente forte) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte na próxima hora

OBSERVAÇÃO 01/06 11:29 – Pancadas isoladas de chuva moderada (localmente forte) no Extremo Oeste (proximidades com o PR) na próxima hora.

OBSERVAÇÃO 01/06 10:49 – Pancadas isoladas de chuva moderada (localmente forte) no Planalto Norte e Meio Oeste na próxima hora.

OBSERVAÇÃO 01/06 8:58 – Pancadas de chuva fraca a isoladamente moderada no Oeste e Meio Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENCAO SMS 01/06 07:44 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A LOCALMENTE FORTES E RAIOS no EXTREMO OESTE, OESTE e MEIO OESTE na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.