PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 01/09/2018 – RO

 

nowcasting

ATENÇÃO 03/09/2018 – 01:05 – PANCADAS de CHUVA FRACA a MODERADA no PLANALTO SUL, LITORAL SUL e GRANDE FLORIANÓPOLIS, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

ATENÇÃO 02/09/ 21:19 – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Litoral Norte, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 02/09/ 20:25 – Devido ao acumulado de precipitação há risco de DESLIZAMENTOS para as regiões do MEIO OESTE, PLANALTO NORTE e VALE DO ITAJAI. Ocorrências ligue 199, 193 e 190.

OBSERVAÇÃO 02/09 17:50 – Pancadas de chuva FRACA a MODERADA no Oeste e Planalto Norte nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO 02/09/ 17:08 – Risco de DESLIZAMENTOS para Abelardo Luz, Quilombo e São Domingos. Ocorrências ligue 199, 193 e 190.

ALERTA 02/09/ 16:25 – Risco de DESLIZAMENTOS para Blumenau. Ocorrências ligue 199, 193 e 190.

OBSERVAÇÃO 02/09 14:35 – PANCADAS DE CHUVA FRACA a MODERADA no Planalto Norte e Vale do Itajai nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO 02/09/ 11:40 – Pancadas de chuva de moderada a forte no Planalto Norte, especialmente na região entre Bela Vista do Toldo e Rio Negrinho na próxima.

 _____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

 CHUVA PERSISTENTE

Início: 02/09/2018 às 09:00h

Fim: 03/09/2018 às 03:00h

Regiões: Planalto ao Litoral.

Previsão: chuva persistente, moderada por alguns momentos, com acumulado médio em torno de 30 mm a 50 mm nas próximas 18 horas. Até o início da tarde, chuva mais concentrada no norte de SC. À noite, mais concentrada entre a Grande Florianópolis e sul do Estado. Embora os valores previstos não sejam elevados, permanece a condição de atenção, especialmente para as regiões do Alto Vale, Grande Florianópolis e Planalto Sul, devido aos elevados totais registrados nas últimas 48 horas. Nas últimas 48 horas, o acumulado ficou entre 60 mm e 80 mm em boa parte do Oeste ao Planalto, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana. Totais de 80 mmm a 100 mm foram registrados no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A chuva foi bem distribuída no tempo, com totais horários inferiores a 10 mm.

Sistema: baixa pressão entre baixos e altos níveis da atmosfera influenciando o Sul do Brasil nos últimos dias.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO A GROSSO

 

Início: 03/09/2018 às 12:00h

Fim: 04/09/2018 às 23:59h

Região: LITORAL, especialmente da Grande Florianópolis ao Litoral Sul.

Previsão: Fortes rajadas de vento sudoeste/sul, de 60 a 80 km/h, sendo o período mais crítico entre a noite da segunda-feira (03) e manhã de terça (04), quando as rajadas no Litoral Sul podem chegar a 90 km/h. Mar muito agitado a grosso com picos de onda de 3.0 m a 4.0 m, em áreas afastadas da costa. Condição favorável à ressaca, desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: Ciclone extratropical intensificando-se na Costa Sul do Brasil, com deslocamento para alto mar no decorrer da terça-feira (04).

 

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. 

________________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Chuva no domingo, com semana de sol em SC!

Domingo (02/09) AVISO PARA CHUVA PERSISTENTE EM ALGUMAS REGIÕES DE SC – ACOMPANHAR MONITORAMENTO! 

Tempo: encoberto com chuva em SC. O volume de chuva diminui no Estado, principalmente no Oeste e Meio-Oeste. Do Planalto ao Litoral, permanece a condição de chuva persistente (ver Aviso).

Temperatura: sem muita variação durante o dia, devido à nebulosidade. Mais baixa no oeste.

Vento: nordeste, fraco a moderado. Do Oeste ao Planalto Sul, vira para sudoeste no final do dia.

Sistema: cavado entre baixos e altos níveis da atmosfera influencia o Sul do Brasil, com ciclone intensificando-se na costa do RS.

Segunda-feira (03/09) – ATENÇÃO PARA CHUVA FRACA E ISOLADA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM! 

Tempo: encoberto com chuva fraca e isolada, melhorando no decorrer do dia do Oeste ao Planalto. No Litoral, melhora à noite.

Temperatura: em declínio no interior.

Vento: sudoeste a sul, moderado com intensas rajadas, principalmente no sul e litoral.

Sistema: áreas de baixa pressão afastam-se de SC. Avanço de uma massa de ar frio da Argentina para o interior de SC. Ciclone no litoral do RS em deslocamento para o mar.

Terça-feira (04/09) – OBSERVAÇÃO RISCO DE GEADA EM ÁREAS ALTAS DE SC – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS! 

Tempo: predomínio de sol em SC.

Temperatura: em declínio, com geada isolada do Oeste ao Planalto.

Vento: sul, fraco a moderado com rajadas no litoral, principalmente na madrugada e manhã.

Quarta e quinta-feira (05 e 06/09)

Tempo: sol e poucas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, especialmente na quarta, com mínimas próximas de 0°C e geada do Oeste ao Planalto. Na quinta, geada mais isolada no Meio-Oeste e Planalto Sul.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

TENDÊNCIA de 07 a 16 de setembro de 2018

Na maior parte do período, predomina um tempo mais seco, sem chuva significativa, com sol e temperatura mais elevada.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 02/09 09:45 – PANCADAS DE CHUVA FRACA a MODERADA nas Regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO 02/09/ 08:10 – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte, especialmente na região entre Mafra e São Bento do Sul, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 02/09 07:40 – Condição de Pancadas de Chuva fraca à moderada nas Regiões do Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte nas próximas 2 horas.