PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 01.11.2018 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 01/11 09:04 – RAJADAS DE VENTO de 40 à 50 km/h para o Litoral Sul (próximo da orla) nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

OBSERVAÇÃO – 01/11 08:44 – Risco de DESLIZAMENTOS para Itapiranga. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

Temporais e chuva volumosa em SC

Início: 31/10/2018 às 07:45h

Fim:  01/11/2018 às 12:00h

Regiões:  todas.

Previsão: temporais (descarga elétrica, granizo e rajadas de 60 km/h a 90 km/h) em todas as regiões de SC na manhã e tarde de 31/10. Especialmente no Oeste e Meio-Oeste chuva moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 80 a 100 mm em média entre a manhã de 31/10 e manhã de 01/11, podendo ocorrer pontuais acima. Nas demais regiões acumulado de chuva de 50 a 70 mm.

Sistema: baixa pressão no oeste de SC e avanço de uma frente fria pelo RS e SC.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Tempo melhora no feriado

Chuva retorna ao Estado no fim de semana

Quinta-feira (01/11): ENCONBERTO COM CHUVA EM TODAS AS REGIOES! ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões. No decorrer da tarde e noite, o tempo melhora a partir do oeste.

Temperatura: estável em relação ao dia anterior.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão no Paraguai influenciando o oeste do PR e de SC. Deslocamento de frente fria no litoral de SC.

Sexta-feira (02/11): CHUVA FRACA NO PLANALTO NORTE E LITORAL! ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: encoberto a muitas nuvens no início do dia, em todas as regiões, melhorando com sol no decorrer do dia. No Planalto Norte e Litoral Norte, divisa com o PR, condição de chuva fraca no início do dia.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão na costa sul/sudeste do Brasil influenciando SC.

Sábado (03/11): CHUVA DO OESTE AO LITORAL SUL, DEMAIS REGIÕES NO DECORRER DO DIA! ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: aumento de nuvens com chuva do Oeste ao Litoral Sul, estendendo-se para as demais regiões no decorrer dia.

Temperatura: máxima em declínio, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo e segunda-feira (04 e 05/11): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com variação de nuvens em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

TENDÊNCIA de 06 a 15 de novembro de 2018

Predomínio de sol e temperatura elevada em boa parte do período, diminuindo a condição de chuva no Estado. Entre os dias 11 e 13/11, chuva principalmente do oeste ao norte de SC, devido à passagem de frente fria.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta