PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 02.06.2018 – SCHEUER

nowcasting

OBSERVAÇÃO SDC/SC 02/06/2018 – 18h31min – PANCADA DE CHUVA OCASIONAL nas próximas 2h na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

OBSERVAÇÃO 02/06/2018 – 18h14min – Rajadas de vento de 50 a 70 km/h no Litoral Sul de SC nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO MARÍTIMO e OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 02/06/2018 – EPAGRI/CIRAM

AVISO MARÍTIMO: VENTO FORTE E MAR AGITADO

Início: 02/06/2018 às 09:00h

Fim: 03/05/2018 às 23:00h

Região: Litoral Sul a Florianópolis.

Previsão: vento forte de 50 a 70km/h e mar agitado com picos de onda de 1,5 m a 2,5 m próximo a costa e picos de 3,0 m a 4,0m em áreas afastadas da costa.

Sistema: ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do RS.

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA: DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

Início: 02/06/2018 às 15:00h

Fim: 03/06/2018 às 08:00h

Regiões: todas, sobretudo as áreas altas de SC.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. No amanhecer de domingo (03/06) temperatura mínima de -2°C a 4°C e condição de geada nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, e variando de 5°C a 10°C no Litoral e Vale do Itajaí.

Sistema: avanço de uma nova massa de ar frio por SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
________________________________________________________________

AVISO, OBSERVAÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com declínio de temperatura em SC

Amanhecer de domingo com geada do Oeste ao Planalto

Sábado (02/06):

Tempo: predomínio de nuvens com chuva fraca pela manhã, em SC. No decorrer do dia, as nuvens diminuem dando lugar a aberturas de sol na maioria das regiões. No entanto, o norte do estado permanece com condição de chuva fraca em boa parte do dia.

Temperatura: em declínio no decorrer do dia, a mínima ocorre à noite.

Vento: sudoeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas a partir da tarde no Litoral.

Sistema: frente fria se afasta e uma massa de ar frio avança por SC.

Domingo (03/06):

Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões no decorrer do dia, com nevoeiro isolado ao amanhecer.

Temperatura: baixa em todas as regiões, devido à massa de ar frio, com mínima ao amanhecer de – 2°C a 4°C e geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no início do dia no Litoral.

Sistema: massa de ar frio e seco influenciando SC.

Segunda-feira (04/06):

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, condição de chuva à noite, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná, devido a um cavado (área de baixa pressão).

Temperatura: baixa na madrugada com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação devido ao afastamento da massa de ar frio.

Vento: sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado.

Terça-feira (05/06):

Tempo: chuva fraca a moderada em SC, na madrugada e manhã. No decorrer do dia, diminuição de nebulosidade e aberturas de sol especialmente no Litoral e norte do estado. No oeste e sul, as nuvens devem predominar em boa parte do dia, devido a umidade associada a um sistema de baixa pressão no litoral do RS.

Temperatura: em declínio no decorrer do dia, com a chegada de uma massa de ar frio.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (06/06):

Tempo: predomínio de nuvens e até chuva fraca no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, devido a umidade associada a um sistema de baixa pressão no litoral do RS. Nas demais regiões, sol e algumas nuvens. Condição favorável a formação de nevoeiro ao amanhecer.

Temperatura: baixa.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 07 a 16 de junho de 2018

O período começa com temperatura baixa em SC e maior umidade no oeste e sul do estado. A partir do dia 09/06 há indicativos de chuva mais frequente em SC, devido a influência de áreas de baixa pressão e deslocamento de pelo menos mais uma frente fria pelo Sul do Brasil. A partir do dia 15/06, uma nova onda de frio deve atingir o Sul do Brasil, declinando a temperatura e mantendo o tempo mais seco.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 02/06/2018 – 12h50min – Rajadas de vento de 60 a 70 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis Litorânea nas próximas 5h (Epagri/Ciram).