AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 02.10.2017 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO 02/10/2017 17h10min: Pancadas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte, Planalto Sul e, com risco de granizo isolado, no Meio Oeste de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO 02/10/2017 – EPAGRI/CIRAM

TEMPORAIS LOCALIZADOS COM GRANIZO E VENTOS FORTES EM SANTA CATARINA !

Início: 02/10/2017 às 14:00h

Fim: 02/10/2017 às 21:00h

Regiões: MEIO OESTE AO LITORAL, com maior chance para Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte.

Previsão: Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios). Risco de temporais localizados com granizo e ventos fortes (acima de 60 km/h).

Sistema: Passagem de uma frente fria por Santa Catarina.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas Epagri/Ciram

____________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Segunda-feira com risco de temporais e granizo em Santa Catarina !

Segunda-feira (02/10) – AVISO PARA TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – GRANIZO ISOLADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. Pela manhã condição de chuva fraca. À tarde e no início da noite ainda há chance de pancadas isoladas de chuva com risco de temporais localizados com granizo e ventania, especialmente do Meio Oeste ao Litoral.

Temperatura: amena, em declínio a partir da noite.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em deslocamento pelo Sul do Brasil, seguida de uma massa de ar mais frio e seco.

Terça-feira (03/10)

Tempo: seco com sol no decorrer do dia em todas as regiões.

Temperatura: mais baixa, especialmente na madrugada e à noite.

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar mais frio e seco em SC.

Quarta-feira (04/10)

Tempo: sol com algumas nuvens.

Temperatura: segue mais baixa com condição de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (05/10)

Tempo: sol com algumas nuvens.

Temperatura: em rápida elevação, calor à tarde no Estado.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Sexta-feira (06/10)  – Acompanhar atualizações de boletins !

Tempo: sol com aumento de nuvens e condição de pancadas de chuva e temporais localizados no período da tarde e noite, devido a uma nova frente fria.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 07 a 17 de outubro de 2017

O período deve ser marcado por chuva frequente e temporais com granizo em SC, com o predomínio de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias, acumulando totais mais significativos especialmente no Oeste do Estado.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção