PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 02/11/2018 – EG

nowcasting

SEM AVISO

________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporais localizados

Início: 03/11/2018 às 06:00h

Fim: 03/11/2018 às 21:00h

Regiões: todas, sobretudo do Oeste ao Planalto.

Previsão: temporais localizados com chuva forte em alguns momentos, descarga elétrica, granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h.

Acumulado de chuva: 20 a 50 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores.

Sistema: formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa de SC.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sábado volta a chover em todas as regiões

Sexta-feira (02/11): ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, sol e condição de pancadas isoladas de chuva com raios na tarde e noite. Do Planalto ao Litoral, mais nuvens com chuva fraca pela manhã e aberturas de sol no decorrer do dia.

Temperatura: em elevação, mais alta próxima de 30°C no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão na costa sul/sudeste do Brasil influenciando SC.

Sábado (03/11): RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: céu encoberto com chuva e raios do Oeste ao Litoral Sul, estendendo-se para as demais regiões no decorrer dia. Risco de temporal localizado, especialmente do Oeste ao Planalto (ver Aviso).

Temperatura: amena, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: formação de uma baixa pressão próxima à costa de SC.

Domingo (04/11):

Tempo: as nuvens diminuem e o sol aparece em SC, no decorrer do dia.

Temperatura: em elevação, mais elevada no Oeste.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Segunda e Terça-feira (05 e 06/11):

Tempo: sol em SC, com mais nuvens na Grande Florianópolis e norte do Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

TENDÊNCIA de 07 a 16 de novembro de 2018

Neste período, o padrão observado em outubro e início de novembro de predomínio de nuvens e chuva frequente continua, alternado por 1 a 2 dias de tempo mais aberto com sol. A temperatura de forma geral segue mais amena devido a cobertura de nuvens, com rápida elevação em dias de tempo mais aberto com sol.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta