PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 03.02.2019 – FMR

nowcasting

 

ATENÇÃO SMS 03/02 20:32 – Permanece a condição de vento sul, intenso e persistente de 40 a 60 km/h no Litoral e parte do Planalto Sul, nas proximas 3 h.

ATENÇÃO 03/02/2019 – 19:34 – Pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, em alguns momentos, no Planalto Norte nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 03/02/2019 – 14h55min Pancadas de chuva moderada e localmente forte no EXTREMO OESTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 190, 193 ou 199.

______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

 diario.png

 

AVISO DE MAR

Atenção: rajadas de vento sul e mar agitado no Litoral de SC

Início: 03/02/2019 às 06:00 h
Fim: 03/02/2019 às 22:00 h

Região: Litoral de SC, sobretudo de Florianópolis a Itapoá.

Previsão: rajadas persistentes de vento sul com velocidade média de 20 a 30 km/h e rajadas em torno de 60 km/h. O vento deixa o mar agitado com picos de onda de 2,5 a 3,0 m, desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: alta pressão avançando pelo sul do Brasil.

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

_______________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

_______________________________________________


ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

 

ATENÇÃO: CHUVA COM RAIOS NO LITORAL NORTE E GRANDE FLORIANÓPOLIS

 

CHUVA COM RAIOS NO LITORAL NORTE E GRANDE FLORIANÓPOLIS

Início: 03/02/2019, às 16:00 h
Fim: 03/02/2019, às 23:00 h

Regiões: Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Previsão: pancadas isoladas de chuva moderada por alguns momentos (totais horários em torno de 20 a 30 mm/h), com descarga elétrica (raios).

Sistema: convecção associada ao calor da tarde.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

_______________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL 

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

_______________________________________________

 

 PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 

Domingo com nebulosidade e chuva, temperatura amena a partir de hoje em SC 
Sol, chuva e temperatura amena até quarta-feira!

Domingo (03/02): Risco de temporais no Litoral Norte e Grande Florianópolis

Tempo: variação de nebulosidade com chuva fraca por alguns momentos na maior parte de SC. À tarde aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste, e com chuva moderada por alguns momentos com descarga elétrica na tarde e noite no Litoral Norte.   

Temperatura: em elevação, porem amena em relação aos dias anteriores.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: deslocamento da frente fria para o Sudeste do Brasil e avanço de uma massa de ar seco pelo Uruguai e RS.

 

Segunda e terça-feira (04 e 05/02): 

Tempo: variação de nebulosidade em SC, com aberturas de sol no Oeste, Meio Oeste. Mais nuvens do Planalto ao Litoral, com chuva ocasional no início e fim do dia, devido à umidade que chega do mar (circulação marítima). Na tarde de terça-feira ocorrem pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica (raios) em todas as regiões. 

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Norte.

Sistema: alta pressão (massa de ar seco ou com menos umidade) com centro sobre o litoral do Uruguai.

Quarta-feira (06/02):

Tempo: sol na maior parte do dia, com mais nuvens no Litoral, principalmente pela manhã no Litoral Norte. Entre o fim da tarde e noite chuva ocasional na maior parte de SC, sobretudo do Meio Oeste ao Litoral. 

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Quinta-feira (07/02): 

Tempo: sol na maior parte de SC, com mais nuvens e chuvisco no Litoral Norte pela manhã. Entre o fim da tarde e noite chuva ocasional da Grande Florianópolis ao Norte e no Litoral Sul. 

Temperatura: alta, principalmente no Oeste e Litoral Sul.

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e com variações de leste nas demais regiões, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 08 a 17 de fevereiro de 2019

Nos dias 08 e 09 tempo firme com sol na maior parte de SC e chuva fraca no Litoral de SC. A partir de 10/02 retorna a condição de chuva, pouco significativa e sobretudo em forma de pancadas isoladas, associadas ao calor da tarde, típicas de verão. Temperatura mais alta no dia 10/02 e entre amena a elevada nos demais dias do período.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES: