PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 03.03.2017

nowcasting 

ATENÇÃO 04/03/2017 – 05h25min – Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva, moderada a forte, com descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste de SC.

——————————————————————————————————————-

  Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sexta-feira (02/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: Presença de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoada entre a tarde e noite.

Temperatura: alta.

Vento: noroeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria deslocando-se no mar, altura do RS e uma massa de quente sobre SC.

——————————————————————————————————————-

 

Sábado (04/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: predomínio de sol e pancadas de chuva com trovoada entre a tarde e noite, principalmente do Oeste ao Sul de SC, devido à intensificação de áreas de baixa pressão no RS. Risco de temporais.

Temperatura: bem elevada.

Vento: noroeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: formação de um cavado no RS e uma massa de quente sobre SC.

 

——————————————————————————————————————-

 

Domingo (05/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva do Oeste ao Sul, com a passagem de uma frente fria no Litoral Catarinense. Nas demais regiões, a chuva começa a partir da tarde. Condição de chuva moderada por alguns momentos, com risco de temporais.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado, declinando à noite.

Vento: noroeste passando para sul, moderado com rajadas.

——————————————————————————————————————-

 

Segunda-feira (06/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva com trovoada isolada principalmente do Oeste ao Planalto.

Temperatura: em ligeiro declínio no fim do dia, com o avanço de uma massa de ar mais frio para o Sul do Brasil.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

——————————————————————————————————————-

 

Terça-feira (07/03)

Tempo: predomínio de sol com algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: em declínio no fim do dia, com o avanço de uma massa de ar frio sobre o Sul do Brasil.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 08 a 17 de março de 2017 

No início do período, tempo seco e temperatura mais amena, com o predomínio de uma massa de ar mais frio no Sul do Brasil. A passagem de duas frentes frias entre os dias10 e 11 e a segunda entre os dias 15 e 16, provocam chuva mais significativa nas regiões catarinenses.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

  ——————————————————————————————————————-

   

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!  

 ——————————————————————————————————————- 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 03/03/2017 – 21h50min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte, com descargas elétricas (raios) do Oeste ao Planalto Sul.

AVISO 03/03/2017 – 18h35min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva, moderada a forte, com descargas elétricas (raios) e risco de temporal no Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. (Epagri/Ciram)

AVISO 03/03/2017 – 15h15min – Risco de granizo nas proximidades de Biguaçu  nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

AVISO 03/03/2017 – 14h45min – Na próxima hora, pancadas de chuva moderada a forte com rajadas de vento fortes nas proximidades de Criciúma, São Bonifácio e São José. (Epagri/Ciram)

AVISO 03/03/2017 – 13h45min – Risco de granizo nas proximidades de Praia Grande na próxima hora. (Epagri/Ciram)

AVISO 03/03/2017 – 13h35min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva, moderada a forte, com descargas elétricas (raios) e risco de temporal em todas as regiões. (Epagri/Ciram)